Sem Ribéry, França abusa da bola aérea para golear Noruega

Do UOL, em São Paulo

O primeiro amistoso da França antes da Copa teve 70 mil pessoas lotando o estádio de Saint Denis, palco da final da Copa de 1998. E elas saíram satisfeitas com o triunfo da seleção local: 4 a 0 sobre a Noruega, em jogo que não teve Ribéry, poupado por dores nas costas. E a partida serviu para a seleção francesa mostrar uma nova tática para substituir a velocidade do astro do Bayern de Munique: a bola área.

Ok, o segundo gol francês, de Giroud, foi um golaço. Aos 5 minutos do 2° tempo, o contestado centroavante do Arsenal dominou a bola na entrada da área, a deixou quicar e emendou um lindo chute alto, de esquerda, para bater o goleiro Nyland, Remy também fez o seu, aos 21 minutos da segunda etapa, em veloz contra-ataque.

Mas essas foram as únicas jogada da França que criaram perigo durante todo o duelo que não saiu de cruzamentos para a área. Logo com 2 minutos de jogo, duas chances já haviam sido criadas: com Griezmann, em sua segunda partida pela França, e com Giroud, em ótima defesa de Nyland.

Até que, aos 15 minutos, a França mostrou que a tática da bola alta não é apenas para seus atacantes, mas também para quem chega de surpresa: Pogba. O volante se livrou da zaga e se abaixou para cabecear, aos 15 minutos, e marcar o 1° da França.

No 2° tempo, Giroud também fez de cabeça: outro cruzamento de Valbuena, pela esquerda, e bela cabeçada do centroavante, colocando a bola alta no canto oposto, aos 24 min. da etapa final.

A Noruega, por sua vez ,pouco produziu, mas conseguiu mostrar certas fragilidades da defesa francesa quando chegava ao ataque. Sakho e Koscielny não foram bem, mas foram salvos pelo goleiro Ruffier. A defesa não teve Varane, campeão da Liga dos Campeões com o Real Madrid - Benzema também não atuou.

No dia 1°, a França encara o Paraguai em Nice. No dia 8, o rival será a Jamaica, ainda em território francês.

Pontos fortes da França
  • AFP Photo/Thomas Sanson
    Bola aérea
    A França abusou dos cruzamentos para a área. Sem Ribéry, o time ficou mais lento e, com a escalação de Giroud como centroavante, essa foi a tática encontrada para suprir a ausência do craque do time. Deu certo, mas não só com Giroud, mas também com quem chegava como homem-surpresa, como Pogba (foto) e Griezmann. Foto: AFP Photo/Thomas Sanson
  • AFP Photo/Franck Fife
    Ruffier
    Stéphane Ruffier ficou na lista de 7 reservas da França na convocação inicial de Deschamps. Mandanda, porém, lesionou o pescoço e Ruffier entrou na lista de 23. E mostrou no amistoso desta terça que pode ser útil ao time caso Lloris e Landreau não possam atuar. Ele fez ótimas defesas, inclusive uma no contrapé no 1° tempo, a mais bonita do jogo. Foto: AFP Photo/Franck Fife
  • REUTERS/Benoit Tessier
    Valbuena
    O baixinho de 1,67 m teve a função de Ribéry, ausente: jogar pelo lado do campo com velocidade. E foi a principal arma dos cruzamentos da França. Deschamps deve ter gostado da atuação do meia-atacante de 29 anos. Foto: REUTERS/Benoit Tessier

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos