Brasil comemora time 'machucado' na temporada. Neymar está na lista

Gustavo Franceschini, Paulo Passos, Pedro Ivo Almeida e Ricardo Perrone

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

O histórico de lesões dos jogadores da seleção brasileira na última temporada não preocupa a comissão técnica comandada por Luiz Felipe Scolari. Pelo contrário. Os problemas médicos que afastaram boa parte do elenco que disputará a Copa do Mundo de alguns jogos nos últimos meses chegam a ser "comemorados" pelo comando do time verde e amarelo.

Questionado sobre a situação física dos atletas neste início de preparação na Granja Comary, o coordenador técnico da seleção, Carlos Alberto Parreira, disse ver o grupo em boas condições por conta de um número abaixo da média de jogos disputados.

"É mais fácil trabalhar assim do que estar com jogador desgastado. Colocar em forma nesta situação, caso do Neymar, por exemplo, que ficou parado nas últimas semanas [lesão no pé esquerdo], é melhor do que trabalhar com o número excessivo", disse o coordenador.

O recordista em presenças é Paulinho, com 56 partidas. Logo atrás está o goleiro Victor, que entrou em campo 53 vezes desde o meio do último ano - fim da Copa das Confederações. Mas, tirando a dupla, ninguém chegou aos 50 jogos.

"Os jogadores não chegaram cansados. O número médio talvez seja o mais baixo possível. Ninguém excedeu 60 partidas, seja por lesão ou por não jogar", celebrou Parreira.

Em 2013, na Copa das Confederações, Oscar virou dor de cabeça para a comissão técnica antes do torneio justamente pelo número grande de jogos. O meia do Chelsea entrou em campo 64 vezes na temporada 2012/13 e sentiu os efeitos do cansaço.

Neste ano, ele é novamente um dos jogadores com mais participação em jogos de seu time, mas reduziu o número em 26%, atuando em 47 partidas.

Júlio César, com 8 jogos, e Fred, com 30 participações pelo Fluminense desde a Copa das Confederações, são os mais descansados entre os prováveis titulares de Luiz Felipe Scolari.

Os jogadores, inclusive, terão mais um dia de "descanso" neste início de preparação. Nesta terça, o time de Felipão realizará nova bateria de exames médicos e avaliações físicas, indo a campo para treinar com bola somente na quarta-feira. A partir de então, o elenco testará a "eficiência" de tantas lesões e repouso pré-Copa celebrados pela comissão técnica.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos