Ídolo francês faz filme sobre a Copa e critica elitização do Maracanã

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Samsul Said

    Eric Cantona, ex-jogador do Manchester United, acena para os fotógrafos no Prêmio Laureus

    Eric Cantona, ex-jogador do Manchester United, acena para os fotógrafos no Prêmio Laureus

Dedicado à carreira de cineasta, o ex-jogador Eric Cantona se prepara para o lançamento de seu novo filme "Looking for Rio" (Procurando o Rio) em junho. Filmado no Brasil, o documentário trata dos preparativos do país para a Copa do Mundo e retrata a visão crítica do ídolo do Manchester United sobre o evento.

Em entrevista à Anistia Internacional, Cantona criticou o processo de elitização da torcida imposto pelas novas arenas brasileiras, em especial o Maracanã.

"Eu já estive no Maracanã antes e eu amo o Maracanã", disse o francês de acordo com o jornal "Guardian". "[Mas] agora é apenas um estádio como o Emirates ou o Stade de France. Eles dizem: 'É uma revolução para nós, nós temos que ensinar as pessoas a sentar'. Mas as pessoas não querem sentar, elas querem apenas ficar em pé e cantar e dançar. E quem quer cantar e dançar não pode mais pagar ingresso."

Considerado por muitos como o grande responsável pelo ressurgimento do Manchester United na década de 1990, Cantona teve uma carreira marcada por embates com o establishment, polêmicas e declarações fortes. Não é de se estranhar, portanto, que o ex-jogador não nutra simpatias pela Fifa, considerada por ele como um organismo "corrupto", que "não se importa de fato com o esporte".

No Rio, após entrevistar moradores de favelas e gente como Juca Kfouri, blogueiro do UOL, e o deputado federal Romário, Cantona saiu com a impressão de que o que está acontecendo no Brasil por causa da Copa é "horrível".

Mas ele também vê que o Mundial pode trazer coisas boas para o país.

"Porque a Copa é lá, agora todo mundo pode saber um monte de coisas, e eles podem falar e debater sobre essas coisas. Todo mundo, os jornalistas, a TV, a mídia de todo o mundo [vai falar sobre os problemas]. O que está acontecendo não é muito legal, é horrível, mas eu vejo como uma oportunidade para o país tirar disso alguma coisa positiva para o futuro."

A pré-estreia do filme de Cantona sobre o Brasil acontecerá no festival Sidelines, em Londres, entre os dias 6 e 8 de junho, dias antes da abertura do Mundial.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos