Parreira defende critérios de Felipão após reclamação de Filipe Luis

Paulo Passos e Ricardo Perrone

Do UOL, em Teresópolis (RJ)

O Atlético de Madri venceu o Campeonato Espanhol e foi o segundo colocado da Liga dos Campeões da Uefa na temporada 2013/2014 do futebol europeu. Ainda assim, o lateral esquerdo Filipe Luis, titular da equipe madrilena, foi preterido na convocação do técnico Luiz Felipe Scolari para a Copa do Mundo de 2014. O jogador chegou a lamentar a falta de critério na montagem da seleção brasileira, mas a decisão do treinador foi respaldada nesta segunda-feira pelo coordenador-técnico Carlos Alberto Parreira.

Questionado sobre as declarações de Filipe Luis, Parreira minimizou a questão de critérios. "O critério é não ter critério. É não ficar preso a dogmas. É convocar de acordo com o que o treinador pensa. O Filipe esteve conosco e é um bom jogador, mas o treinador tem o direito de escolher seus atletas. Ele escolheu, fez a opção dele", disse o coordenador da seleção.

Após ter sido titular do Atlético de Madri na decisão da Liga dos Campeões da Uefa, Filipe Luis lamentou a ausência no grupo da seleção. "É claro que eu fiquei muito triste por não estar porque a gente realmente não sabe qual é o critério", disse o lateral em entrevista ao site da "ESPN".

"Não tenho dúvidas de que mais jogadores mereciam. Mas, como eu falei, não tem um critério claro. Então, talvez não vão os que merecem; simplesmente vão os que o treinador quer convocar. Por isso, não depende muito do que você está fazendo no campo. Depende de um cara que está mandando e que está tentando levar o que ele quer e acha melhor para ele", completou o jogador do Atlético de Madri.

Filipe Luis foi incluído por Luiz Felipe Scolari na lista de sete suplentes do Brasil para a Copa do Mundo. O grupo também tem o zagueiro Miranda, outro que é titular do Atlético de Madri e foi preterido na lista final para a Copa. Entre os 23 que jogarão o Mundial, Felipão preferiu Marcelo e Maxwell.

Marcelo, aliás, é o único jogador que ainda não se apresentou à seleção brasileira. O lateral do Real Madrid, campeão europeu no último sábado em decisão contra o Atlético de Madri de Filipe Luis, foi liberado para descansar após o título.

"Com relação ao Marcelo, o Felipão o deixou totalmente à vontade. Ele vem treinando e jogando normalmente. Se ele quisesse ficar mais um dia, podia até ficar. Mas ele vai se apresentar amanhã [terça-feira], na hora do almoço", avisou Parreira.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos