Federação de Atletas aciona a Justiça para barrar jogos das 13h da Copa

Do UOL, em São Paulo

A Federação Nacional dos Atletas de Futebol Profissional (Fenapaf) entrou com ação na Justiça do Trabalho de São Paulo, nesta segunda-feira, para barrar os jogos às 13h da Copa do Mundo. A entidade apresenta estudos destacando que partidas no começo da tarde podem causar desidratação e outros problemas físicos aos atletas.

"A Justiça tem plena condição de obrigar a Fifa a alterar os horários desses jogos, pois se trata de um problema trabalhista que deve ser resolvido nesse âmbito. A Constituição brasileira não permite que um trabalhador corra risco em sua atividade", informou Eduardo Novaes, advogado da Federação.

Ao todo, 24 jogos do Mundial ocorrerão às 13h, sendo 18 na primeira fase, e os outros seis em etapas seguintes. A Federação dos Atletas quer que os jogos das 13h passem para as 17 horas.

Os horários dos jogos estão agendados entre 13h e 19h. Apenas uma partida da primeira fase será mais tarde: Japão x Costa do Marfim, que será disputada às 22h, dia 14 de junho, na Arena Pernambuco.

A preocupação da entidade tem maior direcionamento aos jogos nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste, onde a temperatura é maior.

"Baseado no estudo realizado pela Federação e coordenado pelo fisiologista Dr. Turíbio Leite chegamos à conclusão que os horários dos jogos das 13 e 15 horas nas cidades-sede das regiões norte, nordeste e centro-oeste são preocupantes e podem afetar a saúde do atleta. A Fenapaf representa os jogadores profissionais e não poderíamos deixar isso de lado. Desde 2012 estamos tentando discutir o assunto com a FIFA, que mesmo com o estudo em mãos, resolveu ignorar todas as informações", comunicou a Fenapaf, em nota oficial.

Além de buscar uma liminar na Justiça contra os jogos às 13h, a Federação reivindica paralisações durante o primeiro tempo para hidratação dos atletas.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos