Zico critica atraso nas obras da Copa, mas pede trégua em protestos

Do UOL, em São Paulo

Um dos maiores ídolos da história do Flamengo e também da seleção brasileira, Zico resolveu dar a sua opinião sobre a Copa do Mundo no Brasil. Apesar de dizer que nunca foi contra organizar o Mundial no país, ele fez duras críticas ao atraso nas obras dos estádios e de infraestrutura. Quanto aos protestos e manifestações, ele pediu uma trégua.

"Eu gostaria de ver pessoas protestando todos os dias em vez de simplesmente durante a Copa do Mundo. O fato é que a competição está acontecendo e, de repente, eu não vejo a mesma alegria nas pessoas de como acontecia nos torneios anteriores, onde decoravam as ruas com bandeiras e cores do Brasil. Precisamos fazer este torneio especial pelos motivos certos, porque o Brasil tem o dever de entregar a Copa do Mundo. Eu não sou contra protestar, mas talvez seja hora de uma trégua", disse Zico em entrevista ao portal britânico The Guardian.

Quanto aos atrasos, ele falou que esse é um dos fatores que mais irritou a população. Além da ansiedade dos brasileiros para ver as obras que não ficavam prontas, o orçamento de quase todos os estádios foi extrapolado por muito.

"Nós não deveríamos ter deixado as coisas para o último minuto porque esta é a razão pela qual os novos estádios, que o futebol brasileiro tanto precisava, estão custando muito mais do que o esperado. As pessoas também esperavam que o desenvolvimento urbano também seria melhor. E isso não vai acontecer. Foi uma enorme oportunidade perdida e as pessoas ficaram com raiva", explicou.

Apesar das duras críticas, Zico fez questão de ressaltar que nunca foi contra a Copa no país. Para ele, já era hora do Brasil voltar a sediar um torneio desse porte: "Pela história do Brasil no futebol, já estava na hora de ter uma outra Copa do Mundo aqui depois de 1950, em uma época que não representávamos tanto para o futebol como agora. Independentemente dos meus problemas com o Ricardo Teixeira [ex-presidente da CBF], eu nunca falei nada contra a Copa. Eu sempre apoiei um Mundial moderno no Brasil", concluiu.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos