MPT constata irregularidades e ameaça interditar o Itaquerão de novo

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

O Ministério Público do Trabalho constatou irregularidades em vistoria realizada nesta quinta-feira no Itaquerão, estádio que vai receber a abertura da Copa do Mundo de 2014, no próximo dia 12 de junho. Os fiscais do órgão alertaram para problemas com movimentação de cargas, jornada de trabalho dos operários em partes da obra mais atrasadas, como a instalação das arquibancadas móveis, e ameaçaram pedir a interdição do estádio. Os problemas estão localizados nos setores Norte e Sul da arena. 

Segundo os representantes do MPT, os pontos com irregularidades no estádio já foram constatados na vistoria anterior, mas, desde então, nenhuma alteração foi feita pelos responsáveis pela obra. "Conversamos com o Andrés e pedimos providências. Ele se comprometeu a resolver as coisas", disse o procurador Roberto Pinto, em referência ao ex-presidente do Corinthians, Andrés Sanchez. A inspeção foi coordenada pelo procurador-geral do MPT, Luis Antonio Camargo de Melo.

Andrés, que é o dirigente responsável pelo Itaquerão no Corinthians, estava no estádio no momento da vistoria, mas preferiu não se manifestar sobre o resultado divulgado pelo MPT. De acordo com os representantes do órgão, o ex-presidente corintiano se comprometeu a fazer as alterações nos setores identificados com problemas.

Neste caso, se as providências forem tomadas, a entidade não vai pedir a interdição da arena. Não há um prazo para que os problemas sejam resolvidos. Uma nova vistoria será realizada daqui a 15 dias, quando o Itaquerão já estará entregue à Fifa para os preparativos finais até a abertura da Copa do Mundo.

O Itaquerão tem seu primeiro jogo oficial marcado para o próximo domingo, entre Corinthians e Figueirense, válido pelo Campeonato Brasileiro. A realização desta partida não corre risco, já que as arquibancadas móveis, foco dos problemas apontados pelo MPT, não serão utilizadas, assim como aconteceu no último sábado, quando o clube realizou uma inauguração com partidas amistosas entre jogadores que fizeram parte da história alvinegra diante da torcida.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos