Humorista do Porta dos Fundos vende camisetas ironizando polêmicas da Copa

Maurício Dehò

Do UOL, em São Paulo

Enquanto se pergunta se #vaiterCopa ou #nãovaiterCopa, o fato é que o Mundial está se aproximando e está aberta a temporada de vendas de todo tipo de produtos relacionados ao evento. No campo das camisetas, já houve polêmicas com produtos com conotação sexual e até com palavras impróprias. E quem também entrou nessa foi o humorista Antonio Tabet, criador do site Kibe Loco e um dos líderes do Porta dos Fundos, que lançou uma série de vestimentas com mensagens polêmicas.

A loja do site Kibe Loco comercializa desde segunda-feira camisetas com frases e imagens que se por um lado são cheias de humor, por outro tocam diretamente na ferida em relação aos temas mais espinhosos que giram em torno da Copa.

São 15 modelos, a maior parte com críticas comuns a parte dos brasileiros. Há, entre outras estampas, as opostos "Go Have Cup" e "No Go Have Cup" - em um inglês estilo Joel Santana -, a "obras da Copa, eu sobrevivi", a famosa fala de Ronaldo de que "Copa não é feita com hospitais" e a frase "Esta camisa da Copa também está inacabada", em que a última palavra aparece em parte apagada.

Perguntamos a Tabet: afinal, vai ter Copa? "Vai sim!", respondeu ele, antes de rir. "2018 está logo ali.". O humorista explicou a ideia dos produtos vendidos em seu site. "Com a chegada da Copa já estávamos pensando em camisetas, então aproveitamos algumas temáticas que estão sendo muito abordadas. Só que o noticiário não me faz ser um cara que vestiria a camisa do Fuleco". 

"Quisemos dar a opção de se usar as camisetas com alguma mensagem. Apesar das camisas serem críticas, eu adoro Copa. Só que, pô, é desagradável saber que orçamentos foram estourados, que construção de estádios tem recursos públicos e que não vivemos num país que investe no que precisa e sim em um único evento", adiciona ele, autor de parte das ideias, enquanto outras vieram da empresa parceira na confecção das camisetas.

  • 27915
  • true
  • http://esporte.uol.com.br/enquetes/2014/05/15/vai-ter-copa.js

Tabet cita um vídeo do Porta dos Fundos – canal de vídeos em que é um dos donos –, o "Reunião de Emergência", para falar criticar o atual momento, em que os protestos tiveram uma redução na quantidade de participantes. No roteiro, que mostra políticos falando em "ter de roubar menos" após as manifestações de 2013, uma das falas diz: "Gente, é só o tempo de o povo dispersar, em um mês tudo volta a ser igual ao que era antes".

"Parece que as pessoas esqueceram mesmo. Então as camisetas são um jeito de mostrar que a Copa não desperta apenas o sentimento de quem curte o futebol, mas de que estamos de olho no que está acontecendo. Falamos em tom de brincadeira, mas são verdades", concluiu o humorista.

O Kibe Loco ainda lançou camisetas brincando com a escalação de quatro seleções: Gana, Costa do Marfim, Camarões e Nigéria. Entre nomes reais de craques, há brincadeiras com nomes fictícios, usando palavras que em nada se relacionam ao futebol.

Caras
Antonio Tabet - que recentemente perdeu 28 quilos em apenas três meses - é um dos fundadores e líderes do Porta dos Fundos. Antes disso, ele já era conhecido pelo trabalho no site humorístico Kibe Loco, um dos maiores do Brasil

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos