Festa? Reestreia da Arena da Baixada tem protesto e vitória do Corinthians

Do UOL, em São Paulo

  • JOKA MADRUGA/FUTURA PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO

    Luciano foi um dos responsáveis por estragar a festa da torcida do Atlético-PR no evento-teste

    Luciano foi um dos responsáveis por estragar a festa da torcida do Atlético-PR no evento-teste

Multa, ameaça de não acontecer, atrasos, obras, confusão na entrada, vaias, protesto e, como se não bastasse, derrota. Sabe aquele dia em que tudo parece destinado a dar errado? O Atlético-PR viveu um desses nesta quarta-feira. No primeiro evento-teste da nova Arena da Baixada, o clube paranaense foi derrotado, por 2 a 1, no amistoso contra o Corinthians.

Para comemorar? Só o fato de que, pelo menos dentro de campo, a reestreia da arena, que receberá quatro jogos da Copa do Mundo, aconteceu sem problemas.

No início, o clima era de festa para a torcida paranaense, principalmente após Marcelo marcar o primeiro. Vaias? Só para o meia do Corinthians Jadson, que já vestiu a camisa rubro-negra. Só que a situação mudou com a virada alvinegra e o que era alegria virou até protesto dos torcedores do Atlético-PR. Até mesmo um uníssono: "Fora Portugal" (pedindo a saída do técnico Miguel Ángel Portugal) ecoou nas arquibancadas.

Além da vitória, os corintianos também comemoraram a reestreia de Elias com a camisa do clube. O volante, que retornou ao time do Parque São Jorge após uma longa negociação com o Sporting-POR, se movimentou bem ao longo do amistoso e demonstrou não sentir falta de ritmo. Porém, ele ainda não possui condições de atuar pelo Campeonato Brasileiro, o que vai acontecer só após a Copa do Mundo.

Para celebrar a ocasião, o time paranaense não quis saber de poupar ninguém e entrou com força máxima. Empolgados, os donos da casa dominaram o jogo desde o início. Já o Corinthians entrou com uma equipe mista e em clima de amistoso. Apenas Gil e Petros, dos titulares no jogo contra o São Paulo pelo Brasileiro, começaram entre os 11 titulares.

Investindo em lances rápidos pelas laterais, o Atlético-PR não demorou muito a abrir o placar.  O primeiro a marcar no novo estádio? Marcelo, um dos atletas mais festejados pela torcida local. Aos 13 minutos, o atacante recebeu passe no bico da área, se livrou na velocidade da marcação de Gil e Felipe, e finalizou firme para anotar o primeiro gol da nova arena.

Só que a superioridade atleticana não durou muito. Com mais vontade, o Corinthians passou a dominar o meio de campo com grande movimentação e passes rápidos, confundindo a marcação adversária.

A pressão foi tão forte que o time comandado por Mano Menezes chegou a marcar duas vezes no espaço de dois minutos, mas só um gol valeu. Aos 25, Luciano recebeu passe na área e finalizou na saída do goleiro Weverton. No entanto, o árbitro viu impedimento e anulou o tento. Aos 27 não teve jeito. Luciano dominou a bola na intermediária e arriscou. A bola teve um leve desvio e foi rasteira no canto esquerdo.

Se o empate já não era o que a torcida rubro-negra esperava, a situação ficou ainda mais complicada aos nove da etapa final. Luciano disparou pela esquerda e cruzou rasteiro. A bola passou por Jadson e sobrou livre para Renato Augusto, que bateu firme e virou. O meia aproveitou a estrutura da nova arena e foi abraçar os corintianos que compareceram ao estádio. 

A desvantagem irritou a torcida atleticana e o time local passou a ser vaiado sempre que tentava trabalhar a bola com paciência. Pior: o técnico Miguel Ángel Portugal foi alvo de protestos dos torcedores, que pediram sua saída em um forte e uníssono grito.

A Arena da Baixada vai receber quatro partidas da Copa do Mundo. No dia 16 de junho, O Irã encara a Nigéria. No dia 20 é a vez de Honduras e Equador. A atual campeã, Espanha, terá pela frente a Austrália no dia 23 de junho. Por último, Argélia e Rússia jogam no dia 26. Vale destacar que o estádio ainda passa por obras, principalmente no entorno, e tem até o dia 21 de maio para entregar o local para a Fifa. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos