Cobertura do Itaquerão estará incompleta para a Copa do Mundo

Ricardo Perrone e Rodrigo Mattos

Do UOL, em São Paulo

O que antes era uma possibilidade tornou-se real: a cobertura do Itaquerão não estará completa para a abertura da Copa-2014. Faltarão vidros nas pontas das estruturas dos lados oeste e leste, além revestimentos internos para os dois tetos. Essas instalações só serão concluídas após o Mundial.

A Odebrecht considera concluídas as obras de estruturas fixas no estádio. Tudo que está sendo feito agora é em relação a instalações temporárias, e arquibancadas provisórias para aumentar a capacidade para os jogos da Copa. A assessoria do Corintihans confirmou que não se mexerá mais nesta estrutura até depois do evento da Fifa.

Sem a conclusão da cobertura, pedaços de metais ficarão aparentes durante o Mundial. Serão pontas metálicas no alto sobre o campo, e os pedaços de aços visíveis em ambos os tetos. A decisão de não concluir a cobertura é por falta de tempo até o primeiro jogo entre Brasil e Croácia, no dia 12 de junho.

Além da aparência, o problema é que setores do estádio que estariam cobertos podem sofrer com as chuvas visto que não haverá teto para todos os torcedores. Há o temor de que a água possa atingir até setores vips, no lado oeste do estádio.

O Soccer City, estádio de abertura da Copa-2010, tinha teto sobre a maior partes dos lugares, embora os mais baixos pudessem sofrer com a chuva no caso de vento. Mas o estádio estava completamente concluído na data do jogo de abertura.

Segundo fonte ligada ao Corinthians, foi assinado um documento no qual a Odebrecht se compromete a completar a cobertura depois do Mundial. O acordo vale para outros setores que não foram concluídos agora por serem incompatíveis com as necessidades da Fifa.

O UOL Esporte questionou a Odebrecht sobre o fato de a cobertura não ter ficado pronta, porém, a assessoria de imprensa da construtora não respondeu até a reportagem ser publicada. Em abril, quando foi questionada sobre o risco de a parte de vidro não ser instalada na cobertura, a construtora respondeu que faltava definir o tipo de material a ser usado para que ele não atrapalhasse as transmissões de TV.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos