Bélgica convoca "geração de ouro" encabeçada por goleiro destaque da Liga

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Sergio Perez

    O goleiro Thibaut Courtois, destaque do Atlético de Madri, encabeça pré-lista de 30 jogadores da Bélgica

    O goleiro Thibaut Courtois, destaque do Atlético de Madri, encabeça pré-lista de 30 jogadores da Bélgica

Uma das oito seleções cabeças-de-chave da Copa, a Bélgica já tem definida a pré-lista de 30 jogadores para a Copa do Mundo. O técnico da seleção belga Marc Wilmots convocou o goleiro Thibaut Courtois, destaque do Atlético de Madri, além de onze atletas que atuam no campeonato inglês, em times como Chelsea e Tottenham.

Courtois foi um dos principais jogadores da temporada do Atlético de Madri, que está na final da Liga dos Campeões, e disputa com o Barcelona o título do Campeonato Espanhol. Com 22 anos recém-completos no último domingo, o goleiro pertence ao Chelsea, mas está emprestado ao time espanhol para ganhar experiência e valorização. Na última temporada do Espanhol, se tornou o primeiro arqueiro a passar 20 jogos sem sofrer gols.

Outro jogador que chamou a atenção na convocação foi Adnan Januzaj, meia do Manchester United. Destaque do time inglês desde as categorias de base, o jovem de 19 anos que tinha seis opções de seleções nacionais para defender, e optou pela Bélgica. Nascido na Bélgica, seus pais nasceram em Kosovo, território não reconhecido por algumas nações, e pleiteado por Sérvia e Albânia, que poderiam receber o meia. Além disso, os avós do jogador são turcos, e ele mora na Inglaterra há anos.

Após decidir que defenderia a Bélgica, há menos de um mês, Januzaj já ganha espaço na seleção. No fim de abril, o técnico Marc Wilmots já havia avisado que ele estaria na pré-lista e teria a chance de mostrar seu potencial nos treinos e amistosos antes da Copa. Dessa forma, se fizer parte do time titular, o meia pode estrear em jogos oficiais em uma Copa do Mundo.

Um fato que contribuiu para a vaga de Januzaj foi um importante desfalque para a Bélgica. No início de abril, um de seus principais atacantes, Christian Benteke, do Aston Villa, rompeu o tendão calcâneo e deve ficar fora dos campos até outubro. Outro jovem que recebeu oportunidade com a lesão de Benteke foi Divock Origi, de 19 anos, atacante do Lille. Autor de cinco gols em 29 jogos pela equipe francesa, ele foi apontado por Wilmots como um atleta com semelhanças com Benteke.

E se há jovens na seleção, Wilmots deve contar com a liderança do capitão Vincent Kompany, de 28 anos, zagueiro do Manchester City. O jogador, se tornou campeão inglês no último domingo, e inclusive marcou um dos gols da vitória por 2 a 0 sobre o West Ham, que garantiu o título do time.

A maioria dos convocados atua na Inglaterra: ao todo, são onze atletas, a maior parte do Tottenham – o zagueiro Jan Vertonghen e os meias Moussa Dembélé e Nacer Chadli. Entre os demais jogadores, dois atuam no Manchester United (Januzaj e Marouane Fellaini), dois no Everton (Romelu Lukaku e Kevin Mirallas), um no Manchester City (Kompany) um no Chelsea (Eden Hazard), um no Arsenal (Thomas Vermaelen) e um no Liverpool (Simon Mignolet).

Antes da Copa do Mundo, a Bélgica fará amistosos entre o fim de maio e o começo de junho, contra Luxemburgo, Suécia, Tunísia e Estados Unidos – o último, inclusive, será no dia da abertura do Mundial, com os Estados Unidos e de portões fechados.

A seleção, que terá como base Mogi das Cruzes, em São Paulo, é cabeça-de-chave do grupo H. A estreia dos "diabos vermelhos" na Copa será contra a Argélia, no dia 17 de junho, às 13h, no Mineirão. Atual 12ª colocada no ranking da Fifa, a Bélgica tem 11 participações em Mundiais, e nenhum título.

Confira a lista dos convocados da Bélgica:

Goleiros: Thibaut Courtois (Atlético de Madri), Simon Mignolet (Liverpool), Koen Casteels (Hoffenheim), Silvio Proto (Anderlecht).

Defensores: Toby Alderweireld (Atlético de Madri), Anthony Vanden Borre (Anderlecht), Laurent Ciman (Standard de Liège), Vincent Kompany (Manchester City), Daniel Van Buyten (Bayern de Munique), Thomas Vermaelen (Arsenal), Nicolas Lombaerts (Zenit), Jan Vertonghen (Tottenham).

Meias: Axel Witsel (Zenit), Steven Defour (Porto), Marouane Fellaini (Manchester United), Moussa Dembélé (Tottenham), Nacer Chadli (Tottenham), Kevin De Bruyne (Wolfsburg).

Atacantes: Romelu Lukaku (Everton), Divock Origi (Lille), Eden Hazard (Chelsea), Dries Mertens (Napoli), Kevin Mirallas (Everton), Adnan Januzaj (Manchester United).

Reservas: Radja Nainggolan (Roma), Sébastien Pocognoli (Hannover), Thorgan Hazard (Zulte-Waregem), Gillaume Gillet (Anderlecht), Michy Batshuayi (Standard de Liège), Jelle Van Damme (Standard de Liège).

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos