COL define teste do Beira-Rio como 'sucesso' e entulho vira preocupação

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

O Comitê Organizador Local da Copa do Mundo ficou muito satisfeito com o resultado do teste feito no Beira-Rio durante a partida entre Internacional e Atlético-PR, no sábado. Segundo o gerente operacional de estádios do COL, Tiago Paes, as ações foram um sucesso. Agora, o entulho das obras de reforma do estádio é a principal preocupação do clube e dos poderes públicos.

"Não houve um ponto negativo sequer. Várias situações foram avaliadas hoje e tudo ocorreu dentro do esperado. Eu destacaria a participação dos voluntários e ainda a segurança. Foi um sucesso", disse Tiago em entrevista coletiva.

O Beira-Rio mostrou que se aproxima do ideal para a Copa. Sistemas de comunicação melhoraram sensivelmente, a orientação ao público também evoluiu e até o trânsito no entorno funcionou melhor do que na inauguração.

Porém, a casa do Internacional ainda está com 'cara de obra'. Tal situação é reflexo da falta de pavimentação no piso. Os torcedores que transitaram ao redor do estádio enfrentaram buracos, pedras, barro e muita poeira.

Além disso, ainda há entulho de obra espalhado pelo pátio do complexo. Próximo ao edifício garagem, por exemplo, há um local onde permanecem materiais de construção e máquinas utilizadas na reforma. Ali estão empilhados pedaços e madeira, concreto, pedras, restos que precisam ser retirados para o Mundial.

Mas o que ocorre atualmente é a incerteza sobre quem será o responsável por limpar a área. A Andrade Gutierrez [empresa que reformou o Beira-Rio] alega que o local já estava com entulhos antes da obra iniciar. A prefeitura cobra uma ação da empreiteira para poder continuar as obras públicas na região. Enquanto isso o Inter se vê atado e torce pela solução.

"No decorrer deste anos, já passamos, nós do clube e as autoridades públicas, por situações muito mais difíceis de resolver que isso. Por esta razão, tenho certeza que rapidamente poderemos resolver este problema", disse o presidente do Inter, Giovani Luigi.

Além de obras urbanas, um estacionamento precisa ser erguido onde atualmente estão os entulhos do Beira-Rio. As obras já eram para ter começado. "Haverá tempo para tudo", garantiu o CEO do COL, Ricardo Trade.

O Internacional se despede do Beira-Rio na quarta-feira. O jogo de volta da Copa do Brasil contra o Cuiabá será o último do time vermelho em casa antes da entrega do estádio à Fifa. O duelo está marcado para as 22h e por ter empatado o confronto de ida em 1 a 1, o time gaúcho entra em vantagem.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos