Teste oficial mostra que Beira-Rio está próximo de chegar ao 'padrão Fifa'

Marinho Saldanha

Do UOL, em Porto Alegre

O Beira-Rio evoluiu muito na organização para entrada de torcedores, segurança e comunicações. No teste oficial do COL (Comitê Organizador Local), neste sábado, no confronto entre o Inter e o Atlético-PR pela quarta rodada do Brasileiro, orientadores voluntários que trabalharão na Copa do Mundo organizaram filas e evitaram aglomerações nos portões do estádio. Além disso, seguranças reforçaram o controle de entrada e conexões de telefone e internet funcionaram muito bem.

Além da Brigada Militar, a presença de seguranças particulares chamou atenção. Os 'stewards', munidos de detectores de metais, foram responsáveis pela revista dos torcedores e ainda os portões de acesso. Serão eles os responsáveis pela ordem durante o Mundial.

O processo naturalmente ocasionaria demora na entrada. Porém, ainda na fila os aficionados eram abordados por orientadores voluntários que trabalharão no Mundial. Munidos de megafones e mapas do estádio, eles verificavam os bilhetes de entrada e indicavam portões menos movimentados. Isso facilitou muito o fluxo de pessoas.

Foram cerca de 200 voluntários do lado de fora do estádio e mais 50 dentro com informações sobre locais, ingressos, tudo que fosse necessário aos aficionados.

Sabrina Schmitz, de 19 anos, é uma das voluntárias a trabalhar no entorno do Beira-Rio e posteriormente na Copa. Animada, ela ignorou qualquer dificuldade de idioma que possa ter no mundial e já 'treinou' para os jogos mais importantes.

"Se eu não souber falar com eles, vamos nos sinais mesmo. No jeitinho brasileiro. Mas vai dar tudo certo. Hoje estou muito animada pois sou colorada e quero muito ajudar as pessoas", disse sorridente.

Outro detalhe que aproximou o Beira-Rio do 'padrão Fifa' foi a qualidade de comunicação. Os sinais de internet e telefonia móvel funcionaram relativamente bem e ainda foram disponibilizados pontos de wireless para imprensa.

Entulho, piso e andaime ainda atrapalham estádio

O entulho de obras ainda é evidente no pátio do Beira-Rio. Próximo ao edifício garagem há um depósito onde permanecem as máquinas utilizadas na reforma do estádio. Ali, sobras de material ficam expostas. Madeiras, pedras, pregos, tudo que poderia facilmente ser utilizado em um eventual confronto.

Além disso, o torcedor que caminhar no entorno do estádio dificilmente sairá limpo. No chão há muito barro e ainda poeira. Tudo reflexo da falta de pavimentação. Outro ponto que atrapalha a plenitude do 'padrão Fifa' é um andaime ainda presente no Beira-Rio. Segundo funcionários do estádio, ele foi utilizado em uma pequena reforma durante a semana e será retirado em breve.

Depois da partida contra o Atlético-PR, o Internacional só fará mais um jogo no Beira-Rio antes da Copa do Mundo. Será o duelo contra o Cuiabá, pela Copa do Brasil. O reformado estádio vermelho será palco de quatro jogos da primeira fase e mais um das oitavas de final da Copa do Mundo. A partir do dia 21 ele estará entregue à entidade máxima do futebol.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos