Governo manda exército para a fronteira a um mês da Copa do Mundo

AFP

Cerca de 30 mil efetivos das Forças Armadas foram enviados neste sábado para as fronteiras do Brasil com os países vizinhos. A medida faz parte do programa do Governo Federal para garantir a segurança na Copa do Mundo de 2014.

A operação batizada de Ágata 8 tem a participação de efetivos do Exército, Marinha e Aeronáutica. Ela se estende pelos 16.886 km de fronteira do Brasil com nove países sul-americanos e a Guiana Francesa. Participarão agentes das polícias federal, rodoviária federal e militar, bem como profissionais de agências governamentais.

Segundo o Governo Federal, esta é a maior mobilização realizada pelo Estado no combate a crimes de norte a sul do país, entre Oiapoque, no Amapá, e Chuí, no Rio Grande do Sul.

"Ágata 8 acontece às vésperas da Copa do Mundo, competição esportiva que será realizada em 12 cidades-sede, em todas as regiões do país. Em função do evento, o Ministério da Defesa optou por uma mobilização que envolvesse toda a faixa de fronteira terrestre", informa nota do Governo Federal.

Durante a mobilização, militares estarão trabalhando no combate aos crimes fronteiriços como narcotráfico, contrabando e descaminho, tráfico de armas e munições, crimes ambientais, contrabando de veículos, imigração e garimpo ilegais.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos