Cruzeiro se mobiliza na torcida pela convocação de Dedé por Felipão

Dionizio Oliveira

Do UOL, em Belo Horizonte

Os cruzeirenses têm motivo para acompanhar o anúncio por Luiz Felipe Scolari dos 23 nomes que defenderão o Brasil no Mundial de 2014. Entre os nomes cotados para integrar a lista do técnico está o do zagueiro Dedé. O jogador se mostra muito esperançoso de se lembrado pelo comandante da seleção brasileira e contará com a torcida de todos no clube.

O zagueiro acompanhará a convocação de Buenos Aires, na Argentina, onde está concentrado para enfrentar o San Lorenzo, pelo primeiro jogo das quartas de final da Copa Libertadores. Ainda no embarque para Buenos Aires, ele demonstrou nervosismo e revelou que tem tido dificuldades para dormir nos últimos dias devido a aproximação do grande dia.

Dedé  aguarda com ansiedade tanto o pronunciamento de Felipão como o confronto diante dos argentinos. "O coração está batendo muito forte. São duas decisões (a partida contra o San Lorenzo e a convocação) que podem mudar a minha vida para sempre", disse o jogador, que nunca conquistou o título da Libertadores e nem disputou uma Copa do Mundo, que ele garante ser um sonho de criança.

Embora tenha um jogo decisivo à noite, ele reconhece que é difícil separar os dois objetivos e 'esquecer' a convocação. "Não tem como. A ansiedade é muito grande. Não estou nem dormindo por essa situação. Vou esperar para ver o que vai acontecer", comentou o zagueiro, que deposita grandes esperanças por atravessar boa fase com o clube – atual campeão brasileiro, atual campeão mineiro e único representante do país vivo na Libertadores –, e por ter sido lembrado por Felipão em duas oportunidades.

Há um consenso de que existe uma vaga em aberta e três dos quatro zagueiros já estão definidos: Dante, David Luiz e Thiago Silva. A quarta vaga estaria em uma disputa entre Dedé, Réver, Henrique e Marquinhos e Miranda. Como os principais concorrentes, com exceção do zagueiro do Atlético de Madri, não atravessão grande momento, Dedé está na expectativa.

Com Felipão, Dedé foi convocado para o amistoso contra o Chile, no Mineirão, em março do ano passado, quando atuou ao lado de Réver. Na ocasião, apenas jogadores atuando no país foram chamados. Preterido da lista para a Copa das Confederações, ele voltou a ser lembrado no fim da temporada passada para os amistosos na Ásia, quando voltou a atravessar boa fase no Cruzeiro. Ele foi reserva diante da Coreia do Sul, vitória por 2 a 0, e marcou um dos gols no triunfo contra a Zâmbia, também por 2 a 0, quando foi titular.

No que depender dos companheiros, Dedé já tem lugar garantido. "Pela oportunidade que ele teve e por ter participado de algumas convocações, o Dedé tem grandes chances. Até pelo que vem jogando, o que apresentou na seleção. Vamos ficar na torcida. Vai ser um orgulho vê-lo lá. Os companheiros ficarão felizes e ele muito mais. Que continue fazendo seu trabalho aqui, se entregando, fazendo sempre o melhor e que o Felipão possa estar reconhecendo e convocando ele para a Copa", disse Willian.

Parceiro de Dedé no jogo desta quarta-feira contra o San Lorenzo, o zagueiro Léo disse que o grupo irá acompanhar a convocação junto com o jogador. "Com certeza, está todo mundo torcendo por ele. Está todo mundo alegre com a possibilidade dele ser convocado. Vai ficar todo mundo na expectativa, tomara que seja convocado para ir um representante nosso, do Cruzeiro, na nossa seleção. Ficaremos muito felizes e estamos na expectativa junto com ele de ser convocado", afirmou Léo.

Aposta celeste para possível surpresa é o goleiro Fábio, que é muito aclamado pelos torcedores. Com algumas convocações no currículo, o camisa 1 celeste jamais disputou uma Copa do Mundo e esta provavelmente seria a sua última chance, pois já tem 33 anos. O técnico Marcelo Oliveira é um dos defensores. "Impressiona-me que cada vez ele treina mais, busca aperfeiçoar e melhorar no trabalho. É o nosso capitão, tem liderança de postura muito importante. O Cruzeiro tem um excepcional goleiro e espero que um dia possa ser lembrado para a seleção também", comentou recentemente.

Depois da grande temporada com o Cruzeiro no ano passado que culminou com a conquista do título brasileiro, Fábio chegou a cobrar publicamente uma oportunidade na seleção brasileira, mas Felipão deu declarações dizendo que não havia tempo para testes na posição e que teria que cortar um dos quatro goleiros que já convocou. Hoje, a disputa parece restrita a Victor e Diego Cavalieri pela quarta vaga. Júlio César está garantido e Jeferson também aparece como nome certo. Fábio parece conformado com a situação e ficará apenas na torcida por Dedé.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos