Seleção brasileira planeja "escapadas" na dieta dos jogadores após vitórias

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

Os jogadores que disputarão a Copa do Mundo pela seleção brasileira serão conhecidos nesta quarta-feira, em convocação no Rio de Janeiro. A preparação para o torneio, porém, já começou e o cardápio da dieta dos jogadores antes e durante o Mundial está sendo definido pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol). E ele inclui até churrasco, frituras e chocolate. Cerveja? Só se Felipão liberar.

"O grande desafio é vencer a monotonia. Conseguir criar um cardápio diferente para tantos dias. Os jogadores da seleção não têm problema de peso. Até pela grande atividade física, com treinos em dois períodos, não há problemas. Mas evitamos frituras. Eles comem de tudo, mas com preferência por grelhados e comidas assadas", explica a nutricionista da CBF, Sílvia Ferreira.

Ela conta que "escapadas" na dieta, como doces e churrasco, estão previstas.

"Existe essa possibilidade, sim. Tem momentos de "prazer" que um grupo que está tanto tempo junto precisa. Churrasco, batata frita, frituras. Será exceção, em dias após jogos", diz. "Mas precisa vencer antes", acrescenta rindo.

Quanto à liberação de bebidas alcóolicas, Sílvia diz que não está previsto, pelo menos dentro da Granja Comary, em Teresópolis.

"Lá está vetado. Em outros lugares é uma decisão da comissão técnica. A gente não indica, mas é uma decisão do departamento médico e do técnico", afirma.
Os jogadores da seleção brasileira se apresentarão na Granja Comary no dia 26 de maio. Até a Copa, os atletas terão duas folgas previstas. Neste período, eles receberam orientações para evitar excessos.

Sílvia Ferreira trabalha com a seleção brasileira desde 2001. No período conviveu com jogadores que tiveram problemas de peso, como Ronaldo e Adriano. A dupla se apresentou acima do peso para a preparação da Copa de 

"A gente tentou fazer o máximo para corrigir necessidades durante o curto período em que eles tiveram contato conosco. Eles perguntavam o que podia comer", afirma, sem entrar em polêmicas.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos