Figurinhas da Copa

Único do Fla no álbum da Copa, Erazo persegue estrelato do Equador no Rio

Vinicius Castro

Do UOL, no Rio de Janeiro

Frickson Erazo é uma das principais estrelas da seleção do Equador para a Copa do Mundo. O zagueiro do Flamengo é assediado em seu país, mas sofre na busca por reconhecimento semelhante no Brasil. Único jogador do atual elenco Rubro-negro no álbum oficial da competição - Marcos Gonzaléz está no produto, mas se transferiu para a Unión Española -, o camisa 6 tenta se desvincular do status de "vilão" enquanto coleciona as figurinhas do Mundial e recebe o apoio da família no Rio de Janeiro.

Erazo goza de prestígio impressionante no Equador. Quando a delegação carioca viajou para enfrentar o Emelec pela Copa Libertadores, o defensor foi imensamente procurado pela imprensa local mesmo na reserva do Flamengo. Inclusive, o zagueiro equatoriano é titular absoluto da seleção e até ficou responsável por marcar o argentino Lionel Messi nas eliminatórias.

Em bate-papo descontraído com a reportagem do UOL Esporte, Frickson revelou a ansiedade pela disputa da Copa do Mundo e mostrou-se emocionado com a presença no álbum oficial do torneio. Tanto que o zagueiro decidiu colecionar as figurinhas para recordar o momento único na carreira.

"Estou muito feliz por isso. Vejo as figurinhas e só me lembro dos jogos das eliminatórias. Acho que o álbum é muito bom, mostra as partidas que fizemos e todo o projeto para chegar à Copa do Mundo. Já até comecei a colecionar. Todos os jogadores são meus irmãos e será muito especial disputar o Mundial ao lado deles. É emocionante estar no álbum e fazer parte da história. É incrível saber que represento bastante para o meu país depois de tanta luta", afirmou.

Próximo de completar 26 anos, Erazo se prepara para jogar a primeira Copa do Mundo. Porém, o fato de ter uma trajetória consolidada no Equador não é o suficiente para deixá-lo satisfeito. Criticado pelas seguidas falhas com a camisa do Flamengo, o zagueiro trabalha para mudar o conceito e conquistar o carinho da torcida.

"Lá no Equador tenho um sucesso bastante positivo, mas decidi vir ao Brasil para triunfar. O começo não foi bom, tive problemas com adaptação, não conhecia ninguém e não falava português. Só tenho que esperar uma nova oportunidade. Sei o futebol que possuo e o importante é ter paciência no momento. É difícil ter a coisa da paciência, mas Deus me deu essa qualidade", comentou.

"Não é fácil quando você joga em um clube grande como o Flamengo. A torcida espera muitas coisas. Querem que eu faça o melhor trabalho e estou consciente de que preciso me adaptar ainda mais. Estou aprendendo. Com ritmo de jogo e conhecendo os companheiros as coisas ficam diferentes. A torcida do Flamengo é muito boa e gostei para caramba deles. Tenho que retornar esse carinho de qualquer jeito", completou.

Erazo por pouco não ficou marcado negativamente na decisão do Campeonato Carioca ao cometer pênalti em Pedro Ken. O "vilão" da torcida foi salvo pelo gol irregular de Marcio Araujo e ganhou tempo para reconquistar o espaço. Após o deslize na final, expulsão em seu primeiro jogo e erros na derrota por 3 a 0 para o Fluminense, ele só pensa em despontar no Flamengo e levar o Equador às oitavas de final da Copa do Mundo como um dos classificados do grupo E, que conta ainda com Suíça, França e Honduras.

"Acho que podemos chegar à segunda fase, mas precisamos nos convencer disso. É difícil avançar sem confiança. O grupo é bastante forte. A Suíça é uma seleção europeia competitiva. Todos sabem o que representa a França na história. Honduras tem um plantel que buscou a classificação e nos enfrentamos nos Estados Unidos. O jogo foi 2 a 2, mas sabemos que podem surpreender. São duas vagas e precisamos ganhar o que pudermos para chegar o mais longe possível", encerrou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos