CBF quer tirar propaganda com capitão da seleção brasileira do ar
Paulo Passos
Do UOL, em São Paulo
A CBF (Confederação Brasileira de Futebol) diz que irá notificar a companhia aérea TAM para que retire do ar o comercial com os jogadores da seleção brasileira Thiago Silva, David Luiz e Marcelo. Na peça publicitária, o trio é boicotado por franceses, ingleses e espanhóis que tentam impedir os jogadores de embarcarem para o Brasil para a Copa do Mundo.
O diretor jurídico da CBF, Carlos Eugênio Lopes, afirmou ao UOL Esporte que o comercial faz referência à equipe nacional, o que não foi autorizado pela entidade. Na propaganda, a companhia área não cita os termos "seleção brasileira" nem "Copa do Mundo", mas diz que irá "trazer os nossos craques para jogar em casa".
"Está claro que há referência à seleção brasileira. Vamos notificar para que tirem a campanha do ar e que paguem pelo uso da imagem pelo período em que ele foi exibida", afirmou Lopes.
A TAM informou via assessoria de imprensa que ainda não foi notificada e, por isso, não ira se pronunciar sobre o assunto.
O trio usado no comercial tem presença garantida na lista do técnico Luiz Felipe Scolari para Mundial. Thiago Silva, por exemplo, é o capitão do time.
A TAM foi patrocinadora da CBF até o final de 2012. A empresa rompeu com a entidade após a "Folha de S. Paulo" revelar detalhes do acordo. Segundo a parceria, Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF, nomeou quatro empresas do empresário Wagner Abrahão, seu amigo, para receber os R$ 7 milhões anuais do contrato assinado com a empresa aérea. O contrato tinha validade até a Copa de 2018.
Em junho de 2013, a CBF anunciou a Gol como sua patrocinadora. A entidade hoje conta com 14 empresas parceiras. A Gol já acionou o Conar (Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária) para tentar impedir a veiculação do comercial.