Leão critica Telê por ausência em 82 e reserva em 86: "errou duas vezes"

Do UOL, em São Paulo

O ex-goleiro Emerson Leão foi um dos convidados do Arena Sportv nesta quarta-feira (9) e falou sobre sua decepção por ter ficado de fora da Copa do Mundo de 1982, além de ter sido reserva no Mundial seguinte, no México. As duas seleções eram dirigidas por Telê Santana.

Reserva em 1970 e titular em 74 e 78, Leão era goleiro do Grêmio em 82 e havia sido campeão brasileiro pelo time gaúcho no ano anterior. Mas ele foi preterido em favor de Valdir Peres (São Paulo), Paulo Sérgio (Botafogo) e Carlos (Ponte Preta).

"Minha decepção [com a Copa de 82] começou antes, porque o treinador erradamente não me chamou. Mas ele tinha o direito de não me chamar. Não me conhecia, mas tinha esse direito", opinou Leão, que se disse muito triste com a eliminação da seleção que tinha Zico, Sócrates, Júnior e outros craques. "Foi a primeira vez que chorei por causa do futebol."

Depois, o ex-goleiro falou sobre a Copa de 1986, quando estava no Palmeiras e foi convocado aos 38 anos, mas ficou na reserva de Carlos.

"Os prêmios que eu ganhei em 1985 diziam que eu tinha sido o melhor goleiro, e fui escolhido o melhor atleta. Estava com um pouco de idade, mas quando acabou a Copa de 82 eu apostei comigo mesmo que eu ia fazer o treinador mudar de ideia. O Telê foi embora para a Arábia. Quando voltou, ele perguntou para um auxiliar sobre os goleiros. Sabe qual foi a resposta dessa pessoa? 'Não tenho uma boa notícia para você. O Leão ganhou de novo'."

Leão conseguiu convencer o técnico de que merecia ser chamado, mas não do jeito que esperava, como titular. "Ele me convocou, só que acho que ele cometeu o segundo erro, pior do que o primeiro. Me convocou com 38 anos para ver a Copa do banco? Chamasse um garoto, como fizeram comigo em 70, quando tinha 19, 20 anos. Acho que ele errou duas vezes comigo", reclamou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos