Ministério do Trabalho libera obra em setor de acidente fatal no Itaquerão

Pedro Lopes

Do UOL, em São Paulo

Após vistoria realizada nesta segunda-feira, o Ministério do Trabalho decidiu encerrar a interdição das obras no setor sul do novo estádio do Corinthians, sediado em Itaquera, na zona leste de São Paulo. Um operário morreu em acidente nessa área, e o trecho está interditado desde o início da semana passada. A obra será reiniciada na próxima terça-feira.

O setor sul é o das arquibancadas móveis, que serão instaladas no estádio para a Copa do Mundo de 2014. A despeito de o Itaquerão estar sendo feito pela construtora Odebrecht, a responsabilidade por essa área é da Fast Engenharia.

No dia 29 de março, Fabio Hamilton da Cruz, operário que trabalhava no setor, caiu de cerca de sete metros de altura e morreu. Na segunda-feira seguinte, o Ministério do Trabalho interditou as obras no setor.

A avaliação do Ministério do Trabalho é que a morte do operário foi causada por negligência na segurança. Segundo dados da perícia, os cabos dos talabartes que ele usava não eram suficientemente grandes para as plataformas percorridas.

Na terça-feira, Fast e Odebrecht estiveram reunidas com o Ministério do Trabalho. Os responsáveis pela pasta explicaram as condições e fizeram uma lista de exigências para que a obra fosse retomada.

A Fast teve mais um encontro com o Ministério do Trabalho na quinta-feira. A empresa já começou a adotar medidas pedidas pela pasta, como um novo treinamento para funcionários (113 operários que trabalham em altura estiveram em aulas entre quinta e sexta-feira da semana passada) e a instalação de guarda-corpos, grades que já constavam do projeto original do setor.

No total, a lista elaborada pelo Ministério do Trabalho tem seis exigências. A pasta também pediu, por exemplo, a instalação de cabos longitudinais e um incremento na quantidade de cabos transversais.

O Ministério do Trabalho também exigiu inicialmente a criação de um sistema de proteção coletiva – com a instalação de redes de segurança, preferencialmente. No entanto, isso não será feito no setor sul, cuja instalação está quase concluída. Em vez disso, a Fast colocará andaimes acolchoados.

Ainda nesta semana, a pasta espera que sejam instaladas seis redes de segurança no setor norte. As obras nessa área ainda estão paradas, mas podem ser retomadas até sexta-feira.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos