Figurinhas da Copa

Não sabe por que colecionar o álbum da Copa? Especialistas dão 10 motivos

Felipe Noronha

Do UOL, em São Paulo

As figurinhas oficiais da Copa do Mundo de 2014 chegaram às bancas na última sexta-feira. A expectativa da Panini, editora responsável pelo livro ilustrado, é que pelo menos oito milhões de brasileiros colecionem os cromos neste ano. São 640 figurinhas, que são compradas em pacotinhos que custam R$ 1,00 - cinco cromos em casa. Faça a conta: é muito dinheiro, sim. O álbum oficial será lançado oficialmente neste domingo. 

Então, por que adultos, que usualmente têm família, ou precisam pagar estudos, aluguel, alimentos e tudo mais que a vida pós-18 anos obriga, gastariam seu precioso dinheiro em figurinhas, algo supostamente infantil? É isso que o UOL Esporte, em conversa com especialistas no assunto, tenta desvendar. Abaixo, seguem 10 motivos para se colecionar o álbum da Copa. E mesmo que nem todos agradem a você, internauta, acredite: vale a pena.

1 - Comparações passado/presente

Relembrar o passado é, também, uma maneira de compará-lo com o presente. Quem fala mais sobre isso é Alex Bourouf, dono do site Old School Panini, o mais famoso no mundo sobre figurinhas de futebol.

"Álbuns antigos são uma coisa muito importante. Porque são importantes para comparar jogadores, times, períodos. Os álbuns são como almanaques com informações que você precisa do passado", diz o francês.

Ou seja: ter o álbum de 2014, por exemplo, permite ao fã de futebol, em 2022, compará-lo com o álbum daquela Copa. Há jogadores iguais? Eles mudaram muito? As seleções variaram?

2 - É só a cada quatro anos

O álbum da Copa, obviamente, segue o padrão do Mundial: só sai a cada quatro anos. Assim, não é todo ano que você gastará um dinheiro a mais por um ou dois meses.

"É algo diferente porque só existe a cada quatro anos. E tem os melhores jogadores do mundo nele. Então isso é o mais excitante do álbum. Além, é claro, dos erros. Todo álbum que tem erro é melhor!", brinca Bourouf.

3 - Desafio da conquista

Pessoas que já atingiram seu ápice profissional, têm o emprego dos sonhos, se formaram na faculdade que sempre desejaram e tem uma ótima vida: por que elas colecionariam o álbum? Bom, vencer é sempre legal. Dá aquela boa sensação. O desafio da conquista – completar o álbum – é um bom motivo.

É isso que diz Marcelo Urban, administrador do site Troca de Figurinhas, que organiza a troca dos cromos entre colecionadores de todo o país. "É uma tarefa bem difícil fechar o álbum, precisa de empenho, dedicação. Sozinho é uma missão quase impossível", afirma.

"Quando o álbum chega a 90% completo, entramos na fase do "nada serve". Gasta-se mais dinheiro e não se obtém resultados, desmotivando e fazendo com que muitos desistam no meio do caminho. Por isso o social é muito importante", completou – o que nos leva a mais um tópico.

4 - Socialização

Urban explica, então, como colecionar figurinhas pode criar novas amizades – mesmo na vida adulta. "É preciso se relacionar para trocar figurinhas e assim chegar ao objetivo. O Troca de Figurinhas se propõe a fazer isso: tornar o ato de colecionar algo ainda mais divertido, facilitar o intercâmbio entre os colecionadores", explica.

E mais: por que não trocar com os colegas de trabalho? Ou ir em encontros de troca em bancas de jornal? Lá, não há diferença de idade. Todo mundo quer apenas conversar e conseguir os cromos faltantes.

5 - Saudosismo

Relembrar a infância é algo que todos os adultos fazem. Seja lembrando os tempos felizes, seja lembrando como a vida melhorou após uma infância sofrida. Enfim. Recordar é viver, diz o clichê. E o álbum da Copa pode ajudar. É o que diz Moacir Andrade Peres, desembargador e dono de mais de 600 álbuns completos.

"Serve para relembrar os álbuns que colecionamos na infância e se perderam bela vida. Ou para colecionar algo que não teve chance quando criança, por razão financeira", conta. Por que não usar algo da vida adulta (dinheiro) para se divertir como uma criança?

6 - Design gráfico

Reparar na evolução dos álbuns é também uma diversão. Como era o design em 1970? Como é em 2014? É muito diferente? "É uma linha do tempo do design gráfico. Serve para pesquisa e preservação da literatura histórica", diz Moacir Peres.

"Nos lembra principalmente de uma época em que o único elo de uma menino com o futebol, com o ídolo, era o álbum de figurinhas. Esse é o enfoque mais importante na evolução gráfica. Tem dimensão lúdica, mas com a visão adulta de preservação", completa.

7 - Perceber como você mudou

Os álbuns servem também para o colecionador perceber como a menta muda durante a vida. Duvida? Pois bem, quem explica é Danilo Pilan, dono do site Copa do Mundo em 3x4, que explica a história das Copas por meio dos álbuns.

"Depois de adulto você vê seus álbuns com olhos diferentes. Presta atenção em detalhes que você não prestava em outra época, como vários erros que existem nos álbuns. Porque depois de alguns anos, teoricamente, você entende mais de futebol", afirma.

8 - Entrar no clima da Copa

O álbum da Copa sai pouco mais de dois meses antes da Copa começar. É o jeito perfeito de ir entrando no clima. "Já dá para ter uma ideia de como serão as escalações das seleções. Porque, apesar dos enganos, as bases dos times acabam não sendo muito diferentes da que está ali. Então você vê as fotos, as escalações, a tabela e bate a ansiedade para o torneio começar logo", opina Pilan.

9 - Ostentação

A palavra da moda, na verdade, não define a situação explicada por Lucila Azevedo, colecionadora com mais de 300 álbuns completos. Mas ajuda a entender. "Quando mais álbuns você tem, demonstra o nível da sua coleção. Tenho álbum de 1958 e nem nascida eu era", conta.

Nos encontros de colecionadores, sempre faz sucesso quem mostra seus álbuns antigos. Não à toa, na internet é possível encontrar álbuns de décadas por preços exorbitantes.
 

10 - A Copa é no Brasil

O último motivo é simples: será que a nossa geração viverá uma outra Copa no Brasil? É impossível saber. Assim, não é uma boa ideia guardar tudo que for possível como lembranças desse momento?

"Os álbuns possuem o diferencial de serem lançados a cada quatro anos, com peculiaridades de cada país sede, estádios, mascote, que ao final servem de história", fala Lucila.

Se, mesmo assim, você não se convenceu a colecionar, talvez deva relaxar mais: "Não há terapia maior. É um verdadeiro relaxamento abrir os pacotinhos, ver as figurinhas novas, separara as repetidas e trocar. Qualquer problema desaparece!", finaliza Lucila.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos