Figurinhas da Copa

Já viu alguém nascido em 30/02? No álbum da Copa é possível...

Felipe Noronha

Do UOL, em São Paulo

O álbum da Copa serve, primeiramente, como uma diversão para os fanáticos por futebol, que têm a chance de colecionar as "fotos 3x4" dos seus atletas preferidos. Depois, serve também como um arquivo histórico, para que quem possua os álbuns possa rememorar quem esteve em cada Mundial do mais praticado esporte do mundo.

Porém, os álbuns não são a fonte mais confiável para conferir dados sobre a Copa. Não que isso anule o fato de ser divertido colecionar as figurinhas, mas alguns dos erros que já apareceram nas páginas e nos cromos dos livros ilustrados são inacreditáveis. E não falamos apenas de jogadores que estão lá mas não foram convocados. Confira abaixo os mais marcantes.

Jacinto - Angola 2006

Jacinto Pereira foi um zagueiro angolano que não foi à Copa de 2006, única participação dos africanos, mas que esteve no álbum. Isso por si só já era um erro, mas fica mais grave: segundo o álbum da Copa, ele nunca nasceu!

É que as informações que constavam em sua ficha davam conta de que ele havia nascido no dia 30 de fevereiro de 1973. Ou seja, um dia que não existiu.

E piora: não dá nem para justificar como erro de digitação, já que a data real de seu nascimento é 10 de dezembro de 1974. Complicado...

Edgar Barreto - Paraguai 2006

Edgar Barreto é um meia paraguaio que jogou as Copas de 2006 e 2010, mas só esteve no álbum de 2010. Porém, não foi por falta de tentativa.

Ele estaria no álbum de 2006, mas o álbum trouxe um jogador errado em seu lugar. Foi "quase certo": com o nome e os dados de Edgar, estava a foto de Diego Barreto, seu irmão e goleiro. Uma figurinha substituta foi criada, mas sem alarde e era possível consegui-la apenas pedindo direto para a fornecedora.

Diego, por sua vez, só esteve na Copa de 2010. Porém, quando foi ao Mundial, não estava no álbum...

Brasil - Foto posada 2002

Em 1990, o álbum acertou todos os jogadores da seleção brasileira. Desde então, a marca não é boa: três erros em 1994, quatro em 1998 e em 2002, três em 2006 e três em 2010. 

Mas o pior erro envolvendo a seleção brasileira foi a foto posada do álbum de 2002. A imagem traz Rogério Ceni, Cafu, Emerson, Antônio Carlos, Júnior, Flávio Conceição, Vampeta, Rivaldo, R. Gaúcho, Alex e Romário. Em negrito, jogadores que não estiveram no Mundial. Ceni, Júnior e Vampeta ainda foram reservas.

A foto é de um jogo das Eliminatórias contra a Bolívia, em 05/09/2000. A seleção ainda era treinada por Vanderlei Luxemburgo. O mistério é: por que essa foto foi escolhida para o álbum?

Beckham e Ronaldinho Gaúcho - 2010

David Beckham e Ronaldinho Gaúcho não foram à Copa do Mundo de 2010. Porém, para ingleses e brasileiros não sentirem falta dos astros, eles foram incluídos no álbum.

E a justificativa da fornecedora dos álbuns é exatamente essa: como são nomes muito conhecidos - e havia dúvida se eles seriam convocados à época do lançamento do livro ilustrado -, eles ajudam a atrair colecionadores. Assim, a opção por transformá-los em cromos foi feita.

Pep Guardiola - 1998/2002

O espanhol Pep Guardiola é o técnico mais badalado da atualidade, após fazer fama com o Barcelona e já conseguir o título alemão com o Bayern de Munique. 

Quem for buscar nos álbuns de que Copa ele participou como jogador, porém, vai se confundir. Caso se baseie apenas pelos álbuns, dirá que ele jogou em 1994, 1998 e 2002. Porém, ele só participou de 1994.

Guardiola se contundiu antes dos Mundiais de 1998 e 2002 e acabou de fora. A figurinha dele em 2002 também traz uma curiosidade: Pep usa uma camisa do Brescia, da Itália, clube pelo qual atuava. É que os espanhóis não liberaram o uso da camisa da seleção nas imagens.

Riquelme - 1998

16 anos depois da Copa de 1998, Riquelme segue conhecido como carrasco dos brasileiros na Libertadores, principalmente após o Boca Juniors eliminar o Corinthians em 2013. 

Se alguém quiser provocá-lo de volta, por que não relembrá-lo que, em 1998, ele foi responsável por um erro no álbum da Copa, já que não foi convocado?

Em 2010, a mesma coisa. Estava Riquelme no papel, não estava Riquelme na Copa, na África do Sul.

Colo Colo - 1962

 Não, você não leu errado. Colo Colo, o clube, foi dono de uma figurinha no álbum de 1962, no Chile, assim como todas as equipes das primeira e segunda divisões chilenas.

As figurinhas estavam lá e não contêm erros no papel em si. Mas não é errado colocar tanta foto de jogador que não foi à Copa no álbum... da Copa?

Pôster oficial da Copa de 1982

O último erro aqui listado será um que não envolve jogadores. O álbum de 1982, na Espanha, trouxe pôsteres oficiais de todas as cidades-sede em figurinhas.

Mas um pôster não foi colocado no álbum: o oficial da própria Copa - esse da imagem ao lado. Por quê? Mistério.

Desde então, os pôsteres oficiais viram figurinha e, no Brasil, não será diferente.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos