Nem o Corinthians acredita que o Itaquerão ficará pronto em 15 de abril

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

As obras do Itaquerão
As obras do Itaquerão

A promessa de que o Itaquerão seria inaugurado em 15 de abril já havia virado piada na Fifa, que espera o estádio em maio. Agora, o próprio Corinthians já não acredita mais na sua própria previsão. Depois de cravar que a inauguração aconteceria no próximo mês, o clube já trabalha com um prazo mais folgado.

"Falamos disso ontem [quarta]. Ele [Andrés Sanchez, ex-presidente e responsável pela obra] nos deu uma ideia. Prefiro não dizer a data, preciso confirmar, mas a estreia é Corinthians versus Corinthians. Isso é uma estreia nossa. O estádio é do Corinthians, não da Fifa. Enquanto a chave for nossa, é problema do Corinthians e ninguém tem nada a ver com isso", disse Mário Gobbi, presidente do clube, quando questionado sobre o cronograma.

Os responsáveis pela obra falam em fazer o jogo inaugural do estádio até o fim de abril. O confronto entre ídolos históricos do clube, porém, pode ficar ainda mais distante, na verdade. Blogueiro do UOL Esporte, o ex-jogador e comentarista Neto disse ter sido convidado por Andrés para uma festa na segunda quinzena de maio.

A data exata voltou a ser um mistério e depende de algumas definições do estádio. Teoricamente, o primeiro compromisso oficial do Itaquerão seria em 27 de abril, com um Corinthians e Flamengo pela segunda rodada do Brasileiro. A partida, no entanto, ainda não foi confirmada no local.

Foi o próprio Gobbi quem disse, em janeiro, que o estádio seria inaugurado em 15 de abril, promessa repetida posteriormente por Andrés. A data serviria para a abertura oficial do estádio com um jogo entre ídolos do passado do Corinthians. Para a Fifa, desde sempre, o prazo era outro.

A entidade considera o estádio pronto quando tudo estiver de acordo com os seus padrões para a Copa. No caso do Itaquerão, por exemplo, faltariam as estruturas temporárias que têm causado tanto impasse nas últimas semanas. Por isso, na semana passada, em um encontro entre a Fifa e o Comitê Organizador da Copa, a ideia de uma inauguração em abril foi tratada com desdém – o local só ficará à disposição do Mundial em meados de maio.

Na última quarta, isso virou uma realidade também para o próprio Corinthians. Andrés Sanchez esteve no Parque São Jorge para uma reunião da diretoria atual, em que apresentou a situação do Itaquerão. O encontro serviu para o ex-presidente informar os colegas, incluindo Mário Gobbi, de que o clube teria de arcar com as estruturas temporárias do estádio, no valor de R$ 60 milhões.

De quebra, serviu também para que a diretoria alvinegra fosse avisada sobre a mudança de cronograma. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos