Camisa rubro-negra da Alemanha vira febre no RJ. Mas comprá-la é desafio
Vinicius Castro
Do UOL, no Rio de Janeiro
A segunda camisa da Alemanha para a Copa do Mundo virou uma sensação nas ruas do Rio de Janeiro. E não apenas por conta da proximidade do evento. A torcida do Flamengo abraçou o modelo rubro-negro e o transformou em uma espécie de amuleto para a temporada. O problema é que comprá-lo não tem sido tarefa das mais fáceis.
A inspiração no clube da Gávea para a confecção do uniforme funcionou como uma atração imediata aos torcedores. A procura aumentou consideravelmente e surpreendeu a Adidas, também fornecedora de material esportivo do Flamengo. Não resta dúvida de que a estratégia da empresa alcançou sucesso. Agora, os ajustes na produção estão em curso para que os fãs tenham acesso ao cobiçado produto sem dificuldades.
Para se ter uma ideia, o estoque limitado faz com que a camisa rubro-negra alemã esgote nas lojas oficiais da Adidas em duas horas. Por exemplo, cerca de 30 unidades chegam à filial do shopping Tijuca, zona norte do Rio de Janeiro, e acabam antes mesmo que um torcedor avise ao amigo ou familiar da novidade. As reclamações são constantes aos vendedores.
"É fato que o sucesso da camisa superou as nossas expectativas. Ao mesmo tempo, constatamos mais uma vez a paixão do torcedor rubro-negro. Essa estratégia de marketing faz parte da internacionalização da marca Flamengo, pois o clube é um top A da Adidas. Essa exposição é boa para todas as partes", afirmou o gerente da categoria de futebol para clubes da Adidas do Brasil, Luiz Gaspar.
"As camisas acabaram rapidamente, mas estão sendo abastecidas nas lojas físicas que tiveram os estoques esgotados. O modelo realmente caiu no gosto do torcedor flamenguista", completou o executivo.
Nos jogos do time no Maracanã é comum observar modelos da camisa alemã nas arquibancadas. E o sucesso do uniforme ajuda diretamente ao Rubro-negro, que ainda detém a liderança nas vendas de camisas fabricadas pela empresa e conseguiu aumentar a comercialização por conta da seleção tricampeã.
"Foi uma estratégia fantástica. Eles conseguiram trazer o público brasileiro, principalmente o carioca, para o lado da Alemanha na Copa do Mundo. O Flamengo tem mais de 40 milhões de torcedores e um potencial de vendas gigantesco. O produto falta no mercado por conta disso. Nenhum flamenguista vai deixar de comprar essa camisa. Isso também ajuda na venda de uniformes do próprio Flamengo. Foi uma jogada de mestre da Adidas", opinou o diretor da Pro Entertainment no Brasil, Martin Lanusse.
A odisseia vivida por fãs e colecionadores que ainda não conseguiram adquirir a camisa é narrada de forma dramática. O estudante Henrique Júnior, de 21 anos, chegou a visitar três lojas em uma semana e não conseguiu sucesso na empreitada. Ao ser informado sobre o reforço no estoque, o torcedor prometeu nova maratona de busca. O modelo adulto custa R$ 199,90, enquanto o infantil sai por R$ 179,90.
"Essa camisa é histórica. Não tem como perder a oportunidade. Está muito difícil encontrar. Tenho visitado as lojas semanalmente e nunca tem no estoque. É complicado, mas quem gosta de futebol vai até o fim. O meu plantão continua e quero garantir essa camisa da Alemanha logo. Imagino um Maracanã consideravelmente vermelho e preto caso os alemães estejam na final da Copa do Mundo", encerrou.