Cruyff volta a criticar Neymar, que ganha defesa de Parreira

Do UOL, em São Paulo e Teresópolis (RJ)*

Neymar
Neymar

A entrevista de Johan Cruyff ao diário espanhol Sport pode ter incomodado Neymar e boa parte de seus fãs, mas não ganhou eco na seleção brasileira, mesmo com as novas críticas desta quarta-feira. O ídolo do Barcelona voltou a alfinetar Neymar na cerimônia do prêmio Laureus, o Oscar do esporte, em Kuala Lumpur.

"Tudo está contra ele, tanto como pessoa quanto como jogador. Quando você tem 22 anos e ganha o dobro do goleiro (Victor Valdes), que ganhou tudo com o Barça, qual o clima que pode ter no vestiário?", questionou Cruyff.

O ex-jogador acredita que o Barcelona cometeu uma "enorme estupidez" ao contratar o brasileiro. "É um grande erro por parte da direção do Barcelona. Mas já foi feito e agora é o garoto quem comemora. Isso é triste. Neymar é um grande jogador que pode se perder. Esta foi uma grande estupidez".

Na reabertura da Granja Comary, porém, o coordenador técnico da seleção brasileira, Carlos Alberto Parreira, discordou do ex-jogador holandês e disse que os problemas atuais do Barcelona não podem ser relacionados a Neymar .

O técnico do tetracampeonato mundial compreende as declarações de Cruyff e garante que a comissão técnica de Luiz Felipe Scolari na seleção não está muito preocupada com o momento instável vivido por Neymar.

"Não estamos preocupados com o Neymar e a fase dele. Ele nos deixa tranquilo. Lá fora, é evidente que ele pode estar incomodando muita gente, mas isso é normal. Li nas entrelinhas a entrevista do Cruyff. Ele foi muito comedido. Ele acha que o Neymar é um belíssimo jogador, pena que ele é muito jovem ainda, 21 anos. Isso é algo tranquilo", disse Parreira, comparando o atleta com outra grande estrela.

"O Messi também chegou novo na Europa, demorou para se adaptar e hoje é este fenômeno. O Neymar ainda está em seu primeiro ano. E já está bem, mas ainda vai evoluir", completou o coordenador.

Mesmo com a baixa idade do principal jogador da seleção e a necessidade deevolução, Carlos Alberto Parreira vê Neymar pronto para a Copa do Mundo.

"Digo ainda que o Neymar superou etapas. Se eu falasse cinco anos atrás, diria que a Copa do Neymar seria a de 2018. Mas ele queimou etapas e está muito pronto para este ano", comentou, durante a reinauguração da Granja Comary, que servirá como base para a seleção durante o torneio, em junho.

Por fim, Parreira valorizou a reforma daquela que será a casa Neymar, Felipão e todos os integrantes da seleção na Copa.

"Uma Copa começa a ser vencida dentro de campo. Hoje demos o primeiro passo e já colocamos uma mãozinha na taça. Agora é complementar o trabalho, aproveitando a privacidade e a tranquilidade da Granja e lutar pelo objetivo final. Tenho certeza que temos as melhores acomodações da Copa, e isso faz a diferença", frisou.

*Com reportagem de Pedro Ivo Almeida

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos