De olho no cofre

Arena Pantanal anuncia novo adiamento e disputa título de mais atrasada

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

As obras da Arena Pantanal
As obras da Arena Pantanal

A Arena Pantanal, estádio que está sendo construído pelo Governo do Estado de Mato Grosso na cidade de Cuiabá para receber quatro jogos da Copa do Mundo no Brasil, teve sua data oficial de conclusão alterada do dia 22 de março para "até o dia 6 de maio", ou pouco mais de um mês antes do início do Mundial (12 de junho). É o que informou o governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, na última quarta-feira. 

Com isso, o estádio mato-grossense ultrapassa um ano e quatro meses de atraso na entrega, disputando palmo a palmo com a Arena da Baixada (PR), que só será entregue no dia 15 de maio, o título de estádio mais atrasado da Copa. De acordo com a previsão inicial do governo brasileiro, publicada na Matriz de Responsabilidades, as duas arenas deveriam ter sido entregues em dezembro de 2012 (veja tabela abaixo).

Atrasos desta ordem de grandeza, obras que deveriam durar dois anos mas que vão durar quatro, não se explicam com um só motivo. Nas duas arenas, os problemas durante a empreitada se acumularam. Em Curitiba, o principal fator foi a dificuldade em obter os recursos públicos e as garantias necessárias para cumprir o plano do Atlético-PR e dos governos de Paraná e Curitiba. Problema, aliás, não inteiramente resolvido.

Já em Cuiabá, de acordo com a Secopa-MT (Secretária Extraordinária da Copa em Mato Grosso), o atraso teria se dado porque "aconteceram adequações de projeto e mudança da empreiteira da obra". A afirmação da Copa se refere a episódio revelado pelo UOL Esporte em outubro do ano passado, quando duas construtoras que tocavam o projeto abandonaram a empreitada. 

À época, beirando a falência, a construtora Santa Bárbara Engenharia SA, então líder do consórcio Santa Bárbara-Mendes Júnior, responsável pelo projeto, deixou os trabalhos para serem tocados apenas pela construtora Mendes Júnior e suas subempreiteiras contratadas. Uma delas, a responsável pela montagem das estruturas metálicas do estádio, também deixou a obra, após ter ficado oito meses sem receber por seus trabalhos.

Mas este não é o único percalço atravessado pela obra desde o seu início até hoje. No mês passado, foi divulgado um relatório técnico do Ministério Público do Estado de Mato Grosso que afirmava que a obra corria risco de desabamento caso fosse inaugurada em março. Isso porque não daria tempo de recuperar as estruturas que foram atingidas por um incêndio ocorrido em outubro do ano passado.  A Secopa-MT, porém, não confirma as reformas necessárias em virtude do incidente como um dos motivos do atraso na obra. 

  • Fonte: Ministério do Esporte (em previsão de 2010)


Jogos sem cadeiras

Antes que a obra da Arena Pantanal seja totalmente concluída, haverá dois jogos no estádio, válidos pela Copa do Brasil. O primeiro será no dia 2 de abril, quando o Mixto vai receber o Santos. Como apenas 12% das 41 mil cadeiras de arquibancada foram entregues ao estádio pela fabricante Kango Brasil, a expectativa é a de que sejam oferecidos ao público apenas 20 mil ingressos. Alguns setores da arena, onde ainda não estarão instaladas as cadeiras, estarão fechados ao público.

O que levou a este atraso? Segundo nota da Secopa-MT enviada ao UOL Esporte, "foram feitos realinhamentos conforme a linha de produção da empresa fabricante das cadeiras. O prazo original era fevereiro. O cronograma está sendo trabalhado para estarem instaladas até o final do mês de março". Apesar da previsão do governo estadual, fato é que apenas 20 mil ingressos estão sendo vendidos para Mixto x Santos, e somente 12% das cadeiras foram entregues até agora.

Quanto ao prazo original de entrega do equipamento, informado pela Secopa-MT como sendo fevereiro deste ano, é outro no contrato firmado entre o Estado de Mato Grosso e Kango Brasil. No documento (Contrato Público do Estado de Mato Grosso Número 033/2013), o prazo de entrega é julho deste ano. Para exigir uma entrega anterior a esta data, o governo teria que compensar a empresa contratada, ainda de acordo com o mesmo contrato. 

Em relação ao fato de apenas 20 mil lugares terem sido disponibilizados para a o primeiro jogo na Arena Pantanal, a Secopa-MT informa que está tudo dentro do que foi acordado entre todas as partes envolvidas. "A Arena Pantanal foi solicitada junto à Secopa, que disponibilizou a Arena para 20 mil torcedores. Conforme informações passadas por pessoas do Mixto, já há credenciamento marcado, ingressos sendo impressos e todas as atividades inerentes ao jogo estão em operação. Inclusive, nesta sexta-feira, estarão na Arena algumas emissoras de rádio, que irão conhecer as áreas destinadas à imprensa".

A história é contada de maneira diferente pelo proprietário do Mixto, Éder Moraes, que também é ex-presidente da Secopa-MT. Segundo ele, "o fato de o estádio não estar 100% concluído no dia 2 de abril vai prejudicar sobremaneira o espetáculo". O clube contratou uma empresa de eventos de Mato Grosso para organizar o jogo e as apresentações que marcarão a estreia do estádio. "Agora, estamos amargando uma queda de 50% na receita esperada. Paciência". 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos