Felipão bota seleção para trabalhar no Carnaval. Em 2002 não foi assim

Paulo Passos

Do UOL, em Johannesburgo (AFS)

A partir deste segunda-feira, 19 jogadores convocados por Luiz Felipe Scolari terão uma última chance para mostrar trabalho para o chefe. Para isso, perderam o Carnaval. A única data Fifa, período previsto para jogos de seleções, antes da convocação caiu, justamente, no feriado mais popular dos brasileiros.

Nada mais normal, então, do que Felipão colocar todo mundo trabalhar enquanto muita gente diverte no Brasil. Sim, mas em 2002 foi diferente. Também prestes a comandar o time na Copa do Mundo, o técnico abriu mão de uma data, que caiu, assim como agora, no feriado do Carnaval.

"Sei que o Carnaval é uma festa popular e que os atletas ficarão incomodados se tiverem que trabalhar nessa época. Por isso, decidi abrir mão do amistoso, em troca de vantagens no futuro", afirmou Felipão ao tomar a decisão em 2002.

Na época, Scolari mudou a data do amistoso contra a Arábia Saudita, do dia 13 fevereiro para o dia 6. Com a alteração, o técnico não pôde convocar os principais jogadores do time, que atuavam na Europa. A CBF (Confederação Brasileira de Futebol), assim como as outras federações, só tem direito a usar atletas dos clubes europeus nas datas pré-determinadas pela Fifa.

"Se tenho cerca de 40 dias para ficar com os jogadores na Copa, porque vou tirar o sábado, domingo e segunda de carnaval deles", justificou o treinador em 2002. "A gente vai dar agora, para depois poder cobrar no futuro", completou.

Calendário enxuto
No ano da conquista do pentacampeonato, teve seis jogos amistosos antes da Copa do Mundo. Sendo que quatro deles, datas Fifa, com atletas dos clube europeus.

Em 2014, o calendário é bem mais enxuto. Antes da lista com os 23 jogadores que disputarão a Copa, que será divulgada no dia 7 de maio, Scolari terá apenas o teste com a África do Sul. Em junho, já com o time convocado para o Mundial, serão dois amistosos, contra a Panamá e Servia.

Diferentemente de 2002 e também do ano passado, quando a seleção organizou amistosos apenas com jogadores que atuam no Brasil, Felipão abriu mão das partidas apenas com "locais". O técnico acredita que já não há necessidade de testar mais jogadores.

Antes da Copa das Confederações, a seleção disputou dois jogos apenas com atletas que jogam no Brasil, a vitória contra a Bolívia, em La Paz, e o empate com o Chile, no Mineirão. Na última partida, o time e, principalmente, Neymar foram vaiados.

Depois da conquista da Copa das Confederações, a CBF cancelou até mesmo os dois jogos que estavam previstos para o segundo semestre de 2013.

Luiz Felipe Scolari
Luiz Felipe Scolari

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos