Fred vive altos e baixos no Flu em semana pré-convocação de Felipão

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

A semana que antecedeu a parte final da convocação da seleção brasileira para o amistoso contra a África do Sul foi bastante irregular para Fred no Fluminense. O jogador viveu o fim de um jejum de mais de seis meses na última quarta-feira, contra o Macaé, mas foi criticado por perder pênaltis contra Boavista e Botafogo, o segundo em derrota por 3 a 0 para o rival no último domingo, pela décima rodada do Campeonato Carioca.

A expectativa é que, apesar da irregularidade, o nome de Fred apareça na lista que Fred divulgará nesta segunda-feira, com jogadores que atuam no Brasil. O amistoso é um dos últimos da seleção brasileira antes da Copa do Mundo e o camisa 9 esteve ameaçado de ficar de fora por causa de uma lesão que depois se mostrou bastante leve.

Após o susto que tirou Fred do clássico contra o Flamengo e fez com que Felipão adiasse a divulgação de parte da convocação, o atacante voltou a atuar em três jogos consecutivos pelo Fluminense na última semana. O saldo foi bastante irregular: uma boa atuação contra o Macaé e momentos discretos contra Boavista e Botafogo.

De positivo, a semana teve para Fred o fim do jejum que já durava mais de seis meses, na última quarta-feira, contra o Macaé. O atacante chegou a destacar a expectativa de que um gol após nove jogos de seca abrisse os caminhos para a volta do bom futebol. Contra o Botafogo, no entanto, a atuação lembrou os maus momentos contra o Boavista.

Contra o Alvinegro e time da Região dos Lagos, Fred esteve apagado, com poucos lances de brilho. Nas duas partidas, o camisa 9 preferido de Felipão chegou a ter chances claras de marcar com pênaltis, mas desperdiçou ambos. O técnico Renato Gaúcho admitiu que irá conversar com o jogador sobre a sequência ruim em penalidades.

"Se fizermos um levantamento, vamos ver um aproveitamento excelente do Fred em pênaltis. Ele bate muito bem, mas está numa semana, em termos de penalidades, não muito feliz. Vou conversar com ele. Vou perguntar, se ele estiver com a cabeça boa, vai continuar; se estiver ruim, sai [do posto de cobrador]", disse Renato Gaúcho, que reconheceu a preocupação em não queimar o jogador neste aspecto.

Fred
Fred

"Não posso tirar [do posto de cobrador] assim, é um jogador de seleção. Se tirarmos, tiro a moral dele. Se, no próximo jogo, bate o conca e erra, depois vou botar o Sóbis. E depois, se ele perde, quem bate? Eu!? Vou ter uma conversa com ele e vou tirar se estiver mal de cabeça, o que não acredito", complementou o treinador.

O vice de futebol do Fluminense Ricardo Tenório também procurou minimizar os pênaltis perdidos em sequência por Fred. Segundo ele, o jogador não estava mais ansioso que o normal por causa da convocação da seleção brasileira.

"Tenho certeza que está com a cabeça ótima e focado no Fluminense e na seleção. Deve estar entre os convocados. O que aconteceu é do futebol como o próprio Renato Gaúcho apontou. No clássico infelizmente as coisas não aconteceram como nós queríamos", disse Tenório.

Independente da presença na lista de Felipão, Fred deve ser titular do Fluminense no confronto com a Cabofriense, às 22h da próxima quarta-feira, em Macaé. A partida é um duelo direto para o Tricolor, já que os dois times estão empatados em pontos na competição em que o clube das Laranjeiras é o segundo colocado no momento.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos