Inter pressiona governo por verba e fala até em Beira-Rio fora da Copa

Do UOL, em Porto Alegre*

Internacional
Internacional

O Internacional adotou o discurso radical para pressionar o governo do Rio Grande do Sul e a prefeitura de Porto Alegre. De acordo com o presidente do clube gaúcho, o Beira-Rio pode deixar de ser sede da Copa do Mundo. Tudo pelo impasse sobre o pagamento das estruturas temporárias, no entorno do estádio.

"Existe, sim, o risco de perdermos a Copa. E ele não é pequeno", disse Giovanni Luigi à Rádio Gaúcha.

A previsão é de que as construções, que deverão abrigar imprensa e estafe da Fifa durante os jogos da Copa, custem entre R$ 20 e R$ 30 milhões.

A postura foi externada após uma semana cheia de encontros entre o clube e governos locais. Sem avanço nas tratativas, o Colorado tomou a frente para pressionar publicamente.

De acordo com o contrato firmado em 2009, o Inter – por ser dono do estádio, deveria arcar com a construção das estruturas temporárias. Mas o argumento é que o valor exigido é alto e, além do Beira-Rio, o clube disponibilizou outros locais para acomodar instalações durante a Copa.

"O Internacional vai ceder gratuitamente o Gigantinho, o Centro de Eventos e também o edifício garagem. As lojas do estádio, criadas para o shopping, também foram cedidas. O Inter entende que deu uma contribuição extraordinária", citou.

Procurado pela reportagem, o coordenador executivo do Comitê-Gestor da Copa do Rio Grande do Sul, Maurício Santos, preferiu não se manifestar. Segundo a assessoria de imprensa do órgão, uma nova reunião deve ser agendada para a próxima semana.

Em nota, a Secretaria Extraordinária da Copa em Porto Alegre afirmou que uma ação do Ministério Público, exigindo ressarcimento pelo dinheiro público investido nas estruturas da Copa das Confederações, gera uma insegurança jurídica. E com isto a administração municipal se vê engessada no caso.

"A indefinição em relação a esta e outra ação, que tem a mesma temática só que voltada para 2014, esta criando uma insegurança jurídica muito grande, atrapalhando os encaminhamentos necessários para resolver este impasse", disse o secretário extraordinário da Copa 2014 João Bosco Vaz.

*Atualizada às 15h48min

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos