Prevenção a lesões de Fred falha pelo 2º ano e põe médicos do Flu em xeque

Rodrigo Paradella

Do UOL, no Rio de Janeiro

Fred
Fred

Nem mesmo o planejamento traçado especificamente para prevenir lesões em Fred tem evitado problemas musculares com o atacante neste início de temporada. O camisa 9 preferido de Felipão ficou de fora do clássico contra o Flamengo no último sábado, vencido por 3 a 0 pelo Tricolor, por causa de um edema na coxa direita. O episódio voltou a criar dúvidas sobre a condição física do centroavante e chegou a adiar a divulgação de parte da convocação da seleção brasileira para o amistoso contra a África do Sul.

A preparação física do Fluminense começa o ano encontrando as mesmas dificuldades com Fred que teve durante o ano passado, quando o atleta jogou apenas 25 partidas, pior marca desde que chegou ao Tricolor, em 2009. Na última temporada, o clube também tentou um plano específico de treinos ao jogador, mas também sem sucesso.

Fred tem um longo histórico de lesões nos quase cinco anos que está no Fluminense. Neste período, camisa 9 esteve ausente em 45% das partidas do Tricolor. O atacante entrou em campo em 181 partidas de 330 disputadas desde sua estreia, em março de 2009. Algumas dessas ausências também são causadas por convocações para a seleção brasileira e decisões técnicas do clube.

Segundo o médico do Fluminense, Fred é tratado da mesma forma que os outros atletas, sem um trabalho específico direcionado ao seu histórico de lesões. A preocupação com o passado recente do atacante, porém, foi admitida pelo próprio técnico Renato Gaúcho em seus primeiros dias de trabalho. Além disso, o camisa 9 tem programação diferente dos atletas, sempre com mais cautela para evitar novos problemas.

"Não existe um trabalho de anti-lesão para o Fred, o que existe é um programa específico de prevenção e preparação para o alto rendimento. Todos os atletas passam por isso, não somente o Fred", ponderou o coordenador do departamento médico do Fluminense, Victor Favilla. 

Para o médico, a lesão que tirou Fred do clássico contra o Flamengo também não chega a ser uma grande preocupação para a comissão técnica tricolor. Segundo ele, problemas musculares são algo rotineiro no esporte profissional.

"No Futebol de hoje em dia, mesmo com todo avanço da medicina esportiva, as contusões ainda fazem parte do cotidiano dos atletas. Trabalhamos para evitar o máximo que isso ocorra, cada atleta tem um biotipo, um organismo e depende de como vai acontecer, mas não podemos fazer deste evento [lesões] uma coisa de outro mundo, principalmente no futebol", complementou Favilla.

Em sete jogos do Fluminense neste ano, Fred entrou em campo em apenas três, embora estivesse curado da lesão sofrida em agosto de 2013 e treinando normalmente com os companheiros desde o início da pré-temporada. Toda a cautela, porém, não foi suficiente para evitar o susto da última sexta, com um novo edema na coxa direita.

FELIPÃO VAI ESPERAR FRED NA SELEÇÃO ATÉ O ÚLTIMO MOMENTO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos