Aniversário de Neymar já passou. Mas o inferno astral continua

Gustavo Franceschini

Do UOL, em São Paulo

Inferno astral é aquele período que, dizem os místicos, tempera o mês anterior ao aniversário de momentos ruins e azares. Para Neymar, a definição parece extrapolar um calendário de 30 dias. Depois de um 2013 brilhante, o prodígio da seleção e do Barcelona acumula lesões, polêmicas financeiras e agora está solteiro. Tudo em apenas algumas semanas de 2014.

O atacante completou 22 anos em 5 de fevereiro, há exatamente uma semana. O clima, porém, não era e ainda não é de festa. A última pancada em Neymar veio na última terça. A assessoria de Bruna Marquezine confirmou que o namoro entre os dois, que tinha um ano e dois meses, não resistiu à distância entre o Rio de Janeiro, onde vive a atriz, e Barcelona, onde atua o atacante.

Foi só o último capítulo de uma relação que já dava sinais de fraqueza. A crise mais recente foi quando uma foto de Neymar com outra mulher, em Barcelona, caiu nas redes sociais. Quando? Na segunda semana de janeiro.

Dias depois dos rumores aumentarem, Neymar sofreu um revés em campo. Em um jogo do Campeonato Espanhol contra o Getafe, o atacante torceu o tornozelo do pé direito e recebeu o diagnóstico: pouco menos de um mês de molho, fora o susto de um problema médico a poucos meses da Copa do Mundo.

Diante da crise que se aproximava nos bastidores de sua transação, porém, o problema na vida pessoal e a lesão nem pareciam tão grandes. Desde a primeira semana de 2014, a mídia espanhola noticiava que a Justiça local havia aceitado a denúncia de irregularidades envolvendo a transferência de Neymar para o Barcelona.

O escândalo, que ainda está sob investigação, derrubou Sandro Rossell, presidente do clube europeu. Em uma sequência de entrevistas coletivas e revelações surpreendentes, soube-se que a empresa N&N, do pai do jogador, recebeu R$ 40 milhões do Barcelona em 2011 para que os catalães tivessem preferência sobre o atacante, manobra que ainda é contestada.

O furacão que abateu Neymar neste ano difere bastante do mar de rosas que ele viveu em 2013. Em um ano-chave para a sua carreira, o jogador finalmente decidiu trocar o Santos pelo Velho Continente, venceu e convenceu pela seleção diante dos melhores do mundo e ainda mostrou seu valor nos primeiros meses de Barcelona.

O que a torcida e, consequentemente, o mercado publicitário estão achando de toda essa turbulência na carreira do principal jogador do país-sede da Copa do Mundo? Será que a imagem de Neymar pode ser arranhada com essa sequência de problemas?

"Dessa história toda, a maior preocupação é em relação à história da transferência. É a que envolve mais questões de moral. Terminar um relacionamento faz parte da vida de cada um. O que atrapalha é que ele não está jogando. A performance dele não está tirando a atenção dessas coisas. Só que para o mercado publicitário isso ainda não interfere", disse Erich Beting, especialista em marketing esportivo e blogueiro do UOL Esporte.

Neymar
Neymar

Por seu destaque e poder de vendas, Neymar é o mais provável queridinho das empresas para a Copa do Mundo. A poucos meses da competição, somente um escândalo que o atingisse diretamente poderia mudar os planos das companhias. A pergunta mais importante, então, pode ser outra.

"Como vai estar a cabeça dele daqui para frente? Ele está tomando bordoada pela transferência dele. Tem o problema do relacionamento, e qualquer pessoa com problemas pessoais pode ser afetado no trabalho. E para piorar ele não pode trabalhar por uma questão física. Será que vai ter tranquilidade suficiente dentro de campo? Se entrar e jogar bem, pode ter certeza que metade das críticas vai sumir", disse Beting.

A reação imediata das pessoas nas redes sociais, principal meio de comunicação do jogador com seus fãs, comprova a análise. "O caso da transferência, apesar de ser grave, é difícil de ser explicado na rede social. A população não entende, e é difícil entender. Ninguém fala disso. O que está tendo é alguma reclamação de santistas cobrando que o clube não recebeu mais. O resto não deu a mínima", disse Mauricio Vitorino, sócio da agência Presença Online, especialista em redes sociais e habituada a trabalhar com campanhas políticas. 

Resta a Neymar, então, esperar o já longo inferno astral passar, de preferência com a bola nos pés. Na última terça, ao menos uma coisa deu certo. Pela primeira vez desde a lesão, o jogador foi relacionado pelo técnico Gerardo Martino. Se tudo der certo, o jogador volta a campo nesta quarta, contra a Real Sociedad, pela semifinal da Copa do Rei. 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos