Veto a "rival" Pato e lesão de Fred podem dar chance a Damião na seleção

Do UOL, em São Paulo

Leandro Damião
Leandro Damião

Leandro Damião trocou o Internacional pelo Santos em transferência polêmica, sob o aporte do Doyen Sports, esperou mais do que esperava para estrear pelo novo clube, mas agora pode colher os frutos. O veto ao velho rival de convocações Alexandre Pato no Paulistão e a lesão de Fred são trunfos a favos do centroavante santista para voltar a ser lembrado às vésperas da Copa do Mundo.

Nos últimos três anos Leandro Damião rivalizou com Pato por convocações à seleção brasileira. Ultimamente ambos ficaram distantes. Agora, porém, a necessidade poderia fazer com que algum deles fosse chamado. Titular, Fred tem problema na coxa direita que o tira das atividades por pelo menos dez dias – não se sabe quando ele poderá voltar a jogar, de fato. Jô, reserva ultimamente, não é unanimidade.

Em relação a Pato, Damião já pulou na frente e assim deverá ficar até a Copa do Mundo. O ex-atacante do Corinthians aceitou ser envolvido em troca por Jadson e defenderá o rival São Paulo pelos próximos dois anos. Como já participou de cinco jogos no Paulistão pelo clube do Parque São Jorge, está impedido de jogar o estadual com a nova camisa. Isso significa que Pato fará no máximo seis partidas – por Copa do Brasil e Brasileirão – até a convocação para a Copa do Mundo, o que praticamente tira suas chances de ser chamado.

No Paulistão que Pato não joga, Damião pode brilhar. O Santos tem 15 gols no torneio em seis jogos, mesma marca do São Paulo, mas com uma partida a menos. Apesar de não ter conseguido contratar o principal sonho, o chileno Eduardo Vargas, o setor ofensivo do novo time do técnico Oswaldo de Oliveira tem funcionado. Nesta terça-feira, contra o Comercial, mais uma chance para mostrar serviço.

Mais cedo, na terça-feira, Scolari irá convocar a seleção que irá defrontar a África do Sul em amistoso no dia 5 de março. Se Fred não estiver na lista, os olhos podem se voltar a Damião.

Os nomes para a posição são poucos. Luis Fabiano, titular da última Copa do Mundo, sob o comando de Dunga, hoje não vive a melhor das fases. Aos 33 anos, tem cinco gols em 2014, briga pela artilharia do Paulistão, mas não demonstra ser o mesmo de quatro anos atrás. Outros nomes, como Jonas, do Valencia, e Diego Tardelli, do Atlético-MG, também não vivem fase tão boa como viveram recentemente. 

Fred
Fred

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos