Especialistas dão sete dicas para você faturar com seu imóvel na Copa

Isabela Noronha

Do UOL, em São Paulo

O número de anúncios de casas e apartamentos para alugar durante a Copa do Mundo já é grande o suficiente para fazer a diferença nas estatísticas dos principais sites imobiliários do país.

"A quantidade de ofertas mais que dobrou nos últimos três meses do ano e a procura mais que triplicou", diz Ana Julia Ghirello, vice-presidente e diretora de produto do Bom Negócio. "É por causa do verão e também da Copa. Muitos anúncios usam palavras como 'Fifa' e 'Copa do Mundo' e estão em inglês", diz.

Outro site de aluguel e venda que notou o aumento foi o Mercado Livre, em que a quantidade de ofertas no último trimestre de 2013 foi cerca de quatro vezes maior que a média do restante do ano. "E acreditamos que vai continuar crescendo até os jogos, principalmente nas cidades-sede", diz Caio Ribeiro, gerente da parte de classificados do site.

Para enfrentar a concorrência, muitos proprietários decidiram ser criativos: alguns oferecem serviços de motorista e camareira, van adaptada e até churrasco junto com seus imóveis.

Mas para fazer a casa ou apartamento se destacar é preciso mais. Dedicação e cuidado na hora de anunciar são fundamentais. Aqui embaixo, veja as dicas dos representantes de alguns dos principais sites imobiliários e do inglês Matthew Parker, fundador do Brazilrentmyhouse.com, que anuncia imóveis para alugar no Brasil a potenciais visitantes do mundo inteiro.

1 - Descreva bem o imóvel

"Para o aluguel de temporada, há um expectativa por parte de quem vai alugar de encontrar detalhes, como benfeitorias e serviços oferecidos", diz Caio Ribeiro, do Mercado livre. Ele ressalta que essas informações podem ser decisivas para o visitante fechar o negócio. "Colocar a rua e o número, é importante para as pessoas terem um ideia clara de onde o imóvel fica, e da distância até os pontos turisticos e até as amenidades", completa.

2 - Informe sobre a forma de acesso ao estádio

Nem café-da-manhã, nem guia ou tradutor. Na opinião do inglês Matthew Parker, do Brazilrentmyhouse.com, o que vai pesar para os turistas que vêm para Copa é a certeza de que podem ir e voltar dos estádios para "casa" de maneira fácil e segura. Coloque no anúncio mapas, os meios de transporte que atendem a região e os que chegam aos locais dos jogos. "Se os proprietários puderem oferecer esse serviço ou dar esse tipo de informação, vai ajudar muito", diz o inglês. Imóveis que tenham ao menos uma vaga de garagem, segundo Matthew, também se destacarão.

3 - Use palavras relacionadas à Copa

Vale em português (Copa2014, Fifa, seleção, futebol etc) e em outras línguas. "Isso facilita a procura", diz Ana Julia Ghirello, vice-presidente e diretora de Produto do Bom Negócio.

4 - Coloque muitas fotos

Anúncios com fotografias têm taxa de clique até três vezes maior do que aqueles que não têm", diz Caio Ribeiro. Tire fotos da fachada do imóvel, da vista das janelas, de todos os cômodos e das opções de lazer. Cuide para que estejam organizados – isso ajuda a causar uma boa impressão – e escolha o momento para fazer as imagens.  "Como não somos todos fotógrafos profissionais, prefira fotografar em um dia claro. As fotos ficarão melhores", ensina Caio.

5 - Pesquise os preços dos concorrentes

Busque referências de imóveis de tamanho semelhante ao seu e na mesma região para ter um ideia de quanto pode pedir pelo aluguel da sua casa ou apartamento. "Assim, você não cobra nem a  mais nem a menos", diz Ana Júlia.

6 - Coloque o anúncio em outras línguas

Ou pelo menos em inglês e em espanhol. Dessa forma, você dá mais visbilidade ao anúncio, pois aumenta as chances de ser acessado pelos turistas estrangeiros, parte importante do público que vai alugar casas na temporada da Copa. Se não for fluente nesses idiomas, peça ajuda a um amigo que seja. Ferramentas da internet como o google translator (em que você joga o texto em português e escolhe uma língua para obter a versão) ajudam, mas faça uma revisão depois, para evitar erros e confusão.

7 - Esteja acessível

Isso dá credibilidade ao anúncio e, logo, deixa mais seguro quem está tentando fazer contato."Atender o telefone, reponder os e-mails... Quanto mais presente o proprietário, maior a chance de fechar o negócio.  Isso aproxima muito o comprador do vendedor", diz Ana Julia.

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