Falta de chuvas vira trunfo para São Paulo cumprir prazos de obras da Copa

Guilherme Costa

Do UOL, em São Paulo

O Estado de São Paulo vive atualmente a maior estiagem já registrada. Na última segunda-feira, o volume de água armazenado no sistema Cantareira, que abastece 8 milhões de pessoas na região metropolitana de São Paulo, chegou a apenas 21,4% de capacidade. Nem todo mundo, porém, tem lamentado a ausência de chuva. Para quem está envolvido com as obras da Copa do Mundo de 2014, esse virou um trunfo.

"O que tem prejudicado os paulistas, que é a falta de chuva, tem ajudado muito no ritmo das obras. Temos trabalhado com mais rapidez por causa dessa condição", disse a vice-prefeita de São Paulo, Nádia Campeão, em evento realizado nesta terça-feira.

Segundo ela, as obras no Itaquerão, estádio que receberá o jogo de abertura da Copa do Mundo de 2014, já estariam concluídas se não tivesse acontecido um acidente em novembro. Um guindaste que operava no equipamento tombou sobre parte da estrutura, em episódio que causou mortes de dois operários.

A retirada da peça que causou o acidente foi concluída apenas no dia 30 de janeiro deste ano. Durante visita da Fifa, no mesmo mês, o Corinthians informou que a obra tinha 97% de construção.

"Não fosse o acidente da peça, a essa altura estaríamos com o estádio concluído e já teríamos provavelmente feito a inauguração. O acidente fez com que nós postergássemos a entrega para o dia 15 de abril. Agora, todos os esforços estão sendo feitos para antecipar essa data", afirmou Nádia.

A vice-prefeita explicou que a estiagem do início deste ano fez com que o cronograma ganhasse tempo. No entanto, ela evitou fazer qualquer alteração na previsão de entrega do estádio.

"Trabalhamos com o mesmo prazo, que é 15 de abril, mas temos uma segurança maior de que esse limite será concluído. Todas as obras civis avançaram mais por causa do tempo seco", declarou a vice-prefeita. A estimativa do poder público é que as iniciativas no entorno do Itaquerão tenham atingido 83% de conclusão.

Autoridades envolvidas com a Copa do Mundo de 2014 em São Paulo se reuniram nesta terça-feira para discutir o planejamento de operações do evento. Apenas a abertura do encontro foi aberta à imprensa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos