Fifa se diz mais tranquila, mas dá prazo final à Arena da Baixada

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Obras na Arena da Baixada
Obras na Arena da Baixada

A obra da Arena da Baixada, em Curitiba, só deve ser concluída no final de abril. Essa, pelo menos, é a estimativa divulgada nesta quinta-feira pelo secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, em entrevista coletiva concedida no Maracanã, Rio de Janeiro.

A obra do estádio de Curitiba é a mais atrasada dos 12 estádios da Copa do Mundo. Segundo o secretário-executivo do Ministério do Esporte, Luis Fernandes, a reforma da arena não atingiu ainda 90% de seu cronograma. Por tudo isso, a Fifa e governo elaboraram um plano de aceleração da obra. Por hora, não há previsão de aumento no custo da obra diz Fernandes.

Até o dia 18 de fevereiro, Fifa e governo vão monitorar diariamente o andamento da obra. Nesta data, será feita uma nova avaliação do estádio para saber se ele terá condições de receber jogos do Mundial. Valcke, porém, já adiantou que a obra deve mesmo só estará finalizada no final de abril.

"Depois da reunião e do conjunto de compromissos que assumimos, estamos otimistas quanto à Arena da Baixada. No dia 18 de fevereiro, vamos avaliar. Esperamos o estádio pronto até o fim de abril", disse Valcke.

Com o adiamento da entrega, a Arena da Baixada deve mesmo ser a última a ser concluída para a Copa. O Itaquerão, onde ocorreu um acidente e dois operários morreram, teve sua entrega adiada para 15 de abril. Valcke disse que, em São Paulo, o ritmo da obra segue dentro do esperado.

Para o ex-jogador Bebeto, membro do COL, haverá tempo. "O tempo é curto, temos que correr bastante mas vai dar certo", disse.

A entrevista coletiva marcou o fim da primeira viagem de Valcke ao Brasil em 2014, ano da Copa. O secretário-geral da Fifa está no país desde segunda. Passou por São Paulo, Cuiabá, Curitiba, Natal e Rio de Janeiro. Só no Rio, ele não inspecionou obras em estádio já que o Maracanã está pronto.

Em Natal, o secretário da Fifa participou da cerimônia de inauguração da Arena das Dunas. O estádio foi entregue na quarta-feira. A presidente Dilma Rousseff esteve na cerimônia oficial de abertura. Sobre Cuiabá, para o presidente da CBF o principal problema da Arena Pantanal é o gramado.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos