Candidatura de Del Nero à Federação Paulista confunde oposição da CBF

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

Marco Polo Del Nero
Marco Polo Del Nero

A candidatura de Marco Polo Del Nero à eleição da Federação Paulista de Futebol, confirmada na última segunda-feira, surpreendeu e até confundiu a oposição da CBF (Confederação Brasileira de Futebol). O dirigente paulista deverá ser também o candidato da situação para substituir José Maria Marin na entidade máxima do futebol no país. O pleito acontecerá no primeiro semestre deste ano. Antes disso, na próxima segunda-feira, Del Nero será reeleito para seguir à frente da entidade paulista de 2015 a 2018.

A expectativa da oposição da CBF, liderada por Francisco Noveletto, da federação gaúcha, Rubens Lopes, do Rio de Janeiro, Andrés Sanchez e Marco Antônio Teixeira, ex-secretário geral da CBF e tio de Ricardo Teixeira, era de que o candidato da situação na entidade paulista seria o atual vice, Reinaldo Bastos. Ele segue como segundo nome da chapa e assumirá a federação caso Del Nero deixe o cargo até 2018.

Nesta sexta-feira, um grupo de líderes da oposição se encontrará no Rio de Janeiro. A decisão do cartola paulista é um dos temas que serão discutidos. Os cartolas pretendem lançar uma chapa até o final deste mês.

A dúvida entre os opositores de Del Nero é por que Bastos já não foi indicado como candidato à presidência. Duas hipóteses distintas são levantadas pelos cartolas para explicar a decisão. A primeira é de que o paulista já não teria tanta certeza quanto ao seu sucesso na eleição da CBF. O colégio eleitoral da entidade é formado pelas 27 federações estaduais e os 20 clubes da série A do Campeonato Brasileiro.

Entre as federações, Del Nero já tem apoio da maioria dos presidentes. A maior incerteza é em relação aos clubes. O impasse do Brasileiro de 2014, por conta da decisão do STJD que tirou pontos da Portuguesa por escalar um jogador irregular e rebaixou o clube, aumentou a dúvida quanto ao posicionamento dos dirigentes das equipes.

Os opositores de Marin e Del Nero acreditam que seja qual for a solução para o imbróglio, ela vai desagradarar alguns eleitores. Antes do caso vir à tona, o posicionamento dos clubes no pleito da CBF já era tido como incerto. Em novembro, apenas oito dos 20 integrantes da primeira divisão foram representados por seus presidentes na festa da CBF em São Paulo. Marin pretendia contar com todo o colégio eleitoral do pleito de 2014 no evento, que premiou os dirigentes de federações e clubes com medalhas.

Outra versão encontrada para explicar a decisão de Del Nero concorrer à reeleição seria a vontade de José Maria Marin manter-se à frente da CBF após 2014. O cartola, porém, já negou em entrevistas que queira em seguir no cargo por mais um mandato. 

A eleição da CBF não tem data marcada, mas acontecerá antes da Copa do Mundo, devido a uma alteração no estatuto da entidade feita em 2012. O vencedor do pleito assumirá o cargo em 2015. Para lançar uma chapa é preciso ter o apoio de oito federações e cinco clubes da série A do Brasileiro. 
 

José Maria Marin, presidente da CBF
José Maria Marin, presidente da CBF

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos