Fifa descarta limitar jogos no Maracanã até 4 semanas antes da Copa

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Maracanã na Copa de 2014
Maracanã na Copa de 2014

O chefe do departamento de operações da Copa do Mundo, Chris Unger, afirmou nesta quinta-feira que a Fifa não vai limitar a quantidade de jogos no Maracanã até quatro semanas antes do Mundial de 2014. Apesar de o gramado do estádio ser objeto de monitoramento constante da entidade, Unger disse que a agenda de partidas é e permanecerá sendo controlado por clubes e CBF.

No início do ano, a Ferj (Federação de Futebol do Rio de Janeiro) chegou a informar que a Fifa havia determinado que o Maracanã recebesse no máximo quatro jogos por mês no primeiro semestre do ano. O limite poderia afetar o planejamento de clubes cariocas. Essa determinação, entretanto, não existe, segundo Unger.

O chefe do departamento de operações da Copa confirmou que a Fifa conversa constantemente com a CBF para que os estádios do Mundial não recebam uma quantidade de jogos que prejudicial ao gramado. Unger ressaltou, porém, que a entidade não manda no Maracanã.

"Existe uma discussão constante com CBF. A CBF e os clubes locais têm autoridade. Temos que respeitar", afirmou Unger, em entrevista coletiva concedida no estádio. "O estádio [do Maracanã] será 'nosso' três ou quatro semanas antes da Copa do Mundo. Aí vamos finalizar a preparação do gramado."

Unger integra uma equipe de cerca de 70 técnicos da Fifa e COL (Comitê Organizador Local) que estão inspecionando o Maracanã nesta quinta-feira. Essa é a primeira visita operacional ao estádio desde a Copa das Confederações. É também a última realizada pelo grupo até a Copa do Mundo.

Tiago Paes, gerente geral de Integração do COL, explicou que o grupo veio ao estádio traçar suas últimos planos para a operação do estádio no Mundial. Segundo ele, o funcionamento do Maracanã no torneio será semelhante ao da Copa das Confederações. Algumas estruturas serão adicionadas pelo fato do Mundial ser um evento maior.

"Vamos ter uma área de hospitalidade ao lado da linha férrea que não tivemos na Copa das Confederações", disse. "Mas o esquema de operação do estádio segue praticamente o mesmo. Só vamos melhorar alguns procedimentos da Copa das Confederações e adicionar alguns outros."

Paes disse que não há nenhum motivo de apreensão especial da Fifa relacionado ao Maracanã. Ele admitiu que os possíveis protestos são "uma grande preocupação" do COL e da Fifa. No entanto, essa questão está sendo monitorada por governos e forças de segurança.

Nos próximos dias, a equipe do COL e da Fifa que está no Maracanã passará por outros cinco estádios do Mundial já utilizados na Copa das Confederações. Em março, seis estádios ainda em obras também serão inspecionados.

Além das visitas operacionais, os estádios também devem receber deleções oficiais da Fifa e do governo antes da Copa. Na semana que vem, o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, estará no Brasil monitorando obras da Copa. A agenda de compromissos de Valcke ainda não foi divulgada.
 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos