CBF monta 2ª base em Pinheiral e impede seleções de usar CT Fifa na Copa

Vinicius Castro

Do UOL, em Pinheiral (RJ)

  • Vinicius Castro/UOL Esporte

    Guto Nader, proprietário do CT João Havelange, posa para a reportagem do UOL Esporte durante treinamento do Vasco

    Guto Nader, proprietário do CT João Havelange, posa para a reportagem do UOL Esporte durante treinamento do Vasco

As obras na Granja Comary, quartel general da seleção brasileira para a Copa do Mundo, fizeram a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) assegurar a sua segunda casa no Rio de Janeiro e se estruturar ainda mais para a competição. A entidade alugou o CT João Havelange, em Pinheiral, e requisitou exclusividade em contrato. Desta forma, nenhuma seleção poderá usufruir da estrutura chancelada pela Fifa.

As categorias de base e equipes femininas têm se hospedado frequentemente no local a 90 km da capital carioca. O Vasco realiza a sua pré-temporada no centro de treinamento até a próxima sexta-feira por conta de um acordo entre os donos do espaço e a CBF. Na sequência, toda a estrutura será novamente entregue aos inquilinos.

Algumas seleções estiveram muito próximas de fechar acordo para treinar e usar o local como concentração durante a Copa do Mundo. Porém, a entidade maior do futebol brasileiro foi rápida e convenceu o proprietário Guto Nader da importância de servir apenas ao país.

"Oito seleções nos visitaram e estivemos próximos de fechar com Irã e Colômbia. Tivemos preferência por atender a CBF e pensamos em contratos ainda maiores. É uma questão de movimentar o local pelo ano inteiro, não apenas em 30 dias de Copa do Mundo", afirmou Nader.

"Não podemos alugar para ninguém até o final do ano, apenas com liberação deles. É um contrato que nos ajuda a manter o CT em alto nível. A seleção só virá para cá na Copa do Mundo se as obras não ficarem prontas na Granja Comary. É muito difícil que isso aconteça. Durante a competição, a CBF também pode liberar o espaço para clubes realizarem suas intertemporadas", completou.

O centro de treinamento possui 98 mil metros quadrados e conta com dois campos de dimensões oficiais, vestiário, academia, sala de fisioterapia, área de imprensa, caixas de areia, 30 quartos para acomodação, refeitório, auditório de palestras, três lagos de pescaria, salão de jogos, piscinas e churrasqueira.

Foram investidos cerca de R$ 25 milhões no terreno durante os últimos quatro anos, o que transformou o espaço em uma referência e chamou a atenção da CBF, como também vem atraindo o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) nos últimos meses já em relação aos Jogos Olímpicos de 2016.

"Visitei alguns locais e trouxe tudo o que podia de estrutura para cá. Muita gente viu o espaço e nos ajudou. O Rio de Janeiro é deficitário no ramo de centro de treinamento. Resolvemos investir e deu certo. Faltava isso na cidade. Temos equipamentos de referência e ainda estamos construindo três quadras cobertas para servir de base das delegações interessadas durante as Olimpíadas de 2016. Conversamos com o COB e dará resultado", encerrou Nader.

Maracanã na Copa de 2014
Maracanã na Copa de 2014

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos