Inter ainda não definiu como irá construir o entorno privado do Beira-Rio

Carmelito Bifano

Do UOL, em Porto Alegre

Obras no Beira-Rio
Obras no Beira-Rio

Restando 84 dias para o festival de reinauguração do Beira-Rio, o Internacional e a Brio – empresa criada para gerir o estádio - seguem buscando alternativas para a construção do piso e da instalação da iluminação na área privada do entorno do local. Inicialmente previsto para iniciar nos primeiros dias de janeiro, a obra, que tem um custo estimado em R$ 3 milhões, ainda não tem dada para iniciar.

Após a conclusão dos projetos, em dezembro de 2013, o presidente Giovanni Luigi informou ao Comitê Organizador Local [COL] e a FIFA que precisaria de 45 dias para concluir a obra. Porém, com o impasse, a instalação atrasou e as partes seguem negociando para chegar a um acordo. Por ter ficado fora do contrato, a Andrade Gutierrez não será a responsável pela execução.

"Ainda não está definido quem irá fazer, mas certamente a obra será feita até o prazo. Estamos ainda em negociação. Existe também a possibilidade de ser feita em conjunto. Nosso estádio vai estar perfeito", revelou o vice-presidente de patrimônio, José Amarante, ao UOL Esporte.

Inter e Brio tentaram encontrar uma parceira para dividir custos, porém, devem arcar com o valor necessário. Em setembro, a União liberou R$ 7,8 milhões que serão aplicados nas áreas externas do Beira-Rio, que serão preparadas para receber os equipamentos das emissoras de TV na Copa.

A partir do dia 29 de janeiro o Inter pretende iniciar os jogos-testes no estádio que receberá cinco partidas da Copa do Mundo de 2014. Inicialmente, cerca de 10 mil torcedores utilizarão apenas a parte inferior e entrarão no estádio por um lugar isolado da obra.

A expectativa é que até o dia 5 de abril, quando começa o festival de reinauguração, todo o complexo Beira-Rio esteja pronto. Se não for possível, o Inter terá até o dia 23 de maio para completar os 3% restantes da obra. A data é o prazo final para todos os estádios serem entregues definitivamente para a Fifa.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos