Brasil é favorito com projeção mais difícil para as oitavas da Copa

Do UOL, em São Paulo

  • Arte/UOL

    Tabela da primeira fase antecipa confronto das oitavas; Brasil é o favorito com pior projeção

    Tabela da primeira fase antecipa confronto das oitavas; Brasil é o favorito com pior projeção

Se escapou de rivais mais pesados na primeira fase, a seleção brasileira pode reclamar bastante da projeção para as oitavas. Entre os favoritos ao título da Copa do Mundo, o time comandado por Luiz Felipe Scolari é quem tem a projeção mais complicada para as oitavas do torneio.

Cabeça de chave do grupo A, o Brasil vai cruzar com alguma equipe do grupo B no primeiro mata-mata. Se confirmarem seu favoritismo, Holanda ou Espanha estarão no caminho de Neymar e companhia, antecipando uma final em potencial logo de cara. Entre as duas finalistas da última Copa do Mundo, quem escapar do Brasil terá vida mais fácil, encontrando Croácia, México ou Camarões.

Os demais favoritos, igualmente, não devem encontrar gigantes logo de cara. O grupo D, considerado o mais equilibrado da primeira fase, com Uruguai, Inglaterra e Itália, cruzará com o C. Nas oitavas, a cabeça de chave que pode aparecer é a Colômbia, favorecida no sorteio pelo ranking da Fifa, mas que não é considerada tão forte. Além do time sul-americano, Grécia, Costa do Marfim e Japão podem ser rivais.

Do outro lado da tabela, França e Argentina são as seleções que mais podem comemorar. A seleção do carrasco Zidane não foi cabeça de chave, mas caiu no grupo com Suíça, Equador e Honduras, que teoricamente não são rivais tão pesados. Já os companheiros de Lionel Messi vão enfrentar Bósnia, Irã e Nigéria, teoricamente frágeis para o melhor jogador do mundo.

Nas oitavas, as duas chaves se cruzam, e França e Argentina só duelariam caso um dos times tropeçasse na primeira fase e avançasse na segunda colocação. Se isso não ocorrer, elas não encontrariam nenhum campeão do mundo até as quartas.

Por último, Alemanha e Portugal vivem situação parecida. Embora protagonizem um dos duelos mais fortes da primeira fase, os dois times do grupo G vão cruzar com o H, que tem Bélgica, Argélia, Rússia e Coreia do Sul. 

VEJA TABELA DA COPA E CONFIRA QUAL CIDADE RECEBERÁ CADA JOGO

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos