Leandro de Itaquera ganha aval da Fifa para Carnaval e sonha com abertura

Tiago Dantas

Do UOL, em São Paulo

A Fifa (Federação Internacional de Futebol) costuma ser criticada pelo excesso de interferência nos países que organizam a Copa do Mundo. No Brasil, nem o Carnaval escapou do rigor da entidade máxima do futebol. A Leandro de Itaquera, tradicional escola de samba da zona leste de São Paulo, precisou buscar na Suíça uma autorização para usar a marca "Copa do Mundo" em seu samba-enredo do ano que vem.

As negociações entre a diretoria da agremiação e a Fifa duraram cerca de seis meses, segundo Leandro Alves Martins, o Seu Leandro, presidente da escola. "Foi trabalhoso, mas valeu a pena. Vamos ser o grande começo da Copa. A primeira escola de samba a desfilar é a escola do bairro onde vai acontecer a abertura da Copa do Mundo", disse o sambista.

O sonho do dirigente, porém, é ainda mais ambicioso: levar a Leandro de Itaquera para o show de abertura da Copa no Itaquerão. Oficialmente nenhuma tratativa foi feita para que isso se torne realidade.

Procurada, a entidade máxima do futebol informou que o nome "Copa do Mundo da FIFA" é uma marca registrada e seu uso precisa ter a autorização da organização. Todas as marcas e símbolos ligados ao Mundial do ano que vem são registrados no Inpi (Instituto Nacional de Propriedade Intelectual) e em outros órgãos internacionais.

O procedimento, segundo a Fifa, foi "bastante simples": "a escola de samba explicou que queria fazer um samba-enredo com o nome do evento e a FIFA aprovou o pedido porque não há fins comerciais nem associação com outras empresas/marcas", respondeu a entidade, por meio do seu departamento de imprensa.

Um dos objetivos de buscar o aval da Fifa, segundo integrantes da diretoria da Leandro de Itaquera, era tentar utilizar a chancela da entidade para conseguir patrocinadores. Por enquanto, pelo menos, a agremiação não confirmou qualquer parceiro comercial.

Seu Leandro não achou o processo de aprovação tão fácil assim. "Foram vários papéis." A demora para conseguir o aval fez com que a Leandro de Itaquera fosse uma das últimas escolas a apresentar o tema do seu desfile em 2014. O samba enredo será: "Ginga Brasil, Futebol é Raça. Em 2014 a Copa do Mundo começa aqui".

"Não vamos falar só de Copa, senão viraria um carnaval da nações", explica o carnavalesco Marco Aurélio Ruffin. "A ideia é falar sobre a ginga do brasileiro, uma coisa que só nós temos. E o desfile vai mostrar isso acompanhando a história do futebol e a própria história de um jogador, desde a paixão da infância."

O desfile vai terminar com uma contagem regressiva para o início da Copa do Mundo. Como venceu o Grupo de Acesso, em 2013, a Leandro de Itaquera será a primeira a desfilar, no fim da noite de 28 de fevereiro, pouco mais de três meses antes do jogo de abertura.

No fim de novembro, a escola apresentou as primeiras fantasias para a comunidade. Os cinco carros alegóricos estão sendo construídos em um barracão improvisado no estacionamento do Center Norte. Lá, 17 operários que trabalham no Festival de Parintins estão montando as alegorias articuladas. "A Leandro vai fazer bonito. Vai ser um grande espetáculo", promete o artista plástico, Denildo Batista de Castro, chefe da equipe.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos