Após escândalo, Fifa anuncia banimento de 14 jogadores de El Salvador
Do UOL, em São Paulo
A Fifa anunciou nesta segunda-feira o banimento de 14 jogadores de futebol de El Salvador. Todos eles serão proibidos de exercer até o fim da vida qualquer atividade profissional relacionada à modalidade.
A punição da Fifa estende uma pena que já havia sido aplicada aos jogadores pela Associação de Futebol de El Salvador. Os atletas se envolveram em um escândalo de manipulação de resultados.
Além dos 14 banidos, dois jogadores receberam suspensão de 18 meses por causa do episódio. Os nomes não foram divulgados, mas o escândalo de manipulação de resultados envolve jogos das seleções de El Salvador em diferentes categorias.
O comitê disciplinar da Fifa também revelou nesta segunda-feira que o jogador Chafa Devon Taitamba, da seleção do Zimbábue, foi flagrado em exame antidoping realizado nas Eliminatórias africanas para a Copa do Mundo de 2014 e ficará afastado do futebol por seis meses.
Taitamba foi flagrado em jogo contra o Egito, em Harare (Zimbábue), no dia 9 de junho deste ano. Ele estava suspenso preventivamente desde agosto, quando o resultado positivo foi anunciado.
O exame de Taitamba apontou uso de prednisona, substância proibida pelo código da agência internacional antidopagem (Wada). O período de suspensão do jogador começou oficialmente em 30 de agosto, data de início da punição preventiva.