Presidente Luigi garante que Inter utilizará estádio Beira-Rio no Gauchão

Do UOL, em Porto Alegre

  • Carmelito Bifano/UOL

    Colocação da membrana da cobertura do estádio Beira-Rio começará a ser instalada em até 10 dias

    Colocação da membrana da cobertura do estádio Beira-Rio começará a ser instalada em até 10 dias

Depois do secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, revelar nesta segunda-feira que a instituição não tem nenhum temor quanto atrasos das obras do Beira-Rio, o presidente do Internacional, Giovanni Luigi, garantiu que o clube voltará a utilizar o local a partir do Campeonato Gaúcho de 2014. Faltando 85 dias para completar os 17,5% restantes e entregar o estádio dentro do prazo proposto pela instituição máxima do futebol, cerca de 1,7 mil funcionários trabalham em três turnos para finalizar e atender todas as exigências propostas no cadernos de encargos da Fifa.

"O Internacional irá mandar os seus jogos do Campeonato Gaúcho, nos últimos dias de janeiro, pois o estádio estará pronto no final de dezembro. Sobre as festividades de inauguração, existe um grupo formado que está trabalhando na questão. Nós, com certeza, não cometeremos o erro de trazer um clube de operários para viajar a madrugada toda, fazer uma partida e ir embora. O Internacional terá a dignidade de ter um adversário da estatura que merece a reinauguração de um estádio da envergadura do Beira-Rio", declarou Luigi, fazendo uma referência ao Hamburgo que jogou o Campeonato Alemão e viajou para participar da inauguração da Arena do Grêmio, em dezembro de 2013.

Para atingir a meta, a construtora Andrade Gutierrez e o Internacional prometem seguir com o mesmo ritmo dos últimos meses. Ainda em novembro, as estruturas metálicas da cobertura deverão ser finalizadas, a instalação dos 404 refletores de dois mil watts de potência também deverá ser concluída e deverá iniciar a colocação da membrana. Apesar da empresa alemã que produz o material estar passando por dificuldades econômicas, os dirigentes do Inter garantem que a obra não sofrerá atrasos.

"A estrutura metálica e a membrana que será colocada, estão rigorosamente dentro do prazo. Uma parte da membrana foi embarcada e deve chegar nos próximos 10 dias. As duas partes estão dentro do cronograma e das condições normais  para que tudo esteja instalado até o dia 30 de novembro", afirmou o mandatário do Inter.

Um dos temas que preocupa a direção é o calçamento interno do estádio. Em setembro, o governo federal liberou para a prefeitura de Porto Alegre R$ 7 milhões para a construção do piso da parte externa do Beira-Rio. Porém, o clube e a AG precisarão de mais R$ 3 milhões para os acessos entre o muro e o reformado estádio.

"Estamos trabalhando para resolver essa questão. Antes da solenidade [com a Fifa] foi abordado esse temas. Setenta por centro do problema está resolvido. Nós continuaremos trabalhando para conseguir o quanto antes [o valor necessário] para essa parte menor do entorno", revelou o presidente.

Após a reforma, o estádio Beira-Rio terá capacidade para 51.800 pessoas sentadas e receberá cinco jogos da Copa do Mundo. O clube não descarta retirar uma parte das cadeiras após o Mundial para criar uma área com ingressos populares.

Obras no Beira-Rio
Obras no Beira-Rio

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos