Reforma do Beira-Rio chega a 82,5% e cobertura se aproxima da conclusão

Do UOL, em Porto Alegre

  • Carmelito Bifano/UOL

    Obras de reforma do estádio Beira-Rio devem ser concluídas até dezembro de 2013

    Obras de reforma do estádio Beira-Rio devem ser concluídas até dezembro de 2013

A construtora Andrade Gutierrez informou nesta quarta-feira que o índice de conclusão da reforma do estádio Beira-Rio atingiu 82,5% nos últimos dias. Apesar de avançar em diversas frentes, como o início da colocação das cadeiras e construção de mais um andar no estacionamento, a parte que mais chama a atenção na obra é a cobertura. A expectativa da empreiteira é finalizar a montagem da estrutura até o final do mês.

Até o momento, 54 das 65 peças da base, chamada de P1/P2, que é dividida em três, foram instaladas. Vinte e uma peças P3, que ficam no meio, também já foram fixadas. Apenas 12 P4, que são a ponta da estrutura foram colocadas no lugar definitivo.

Os novos refletores do estádio serão içados junto com a última peça metálica, para evitar a montagem em altura. Conforme promete a construtora, "o nível de iluminação do estádio de Porto Alegre terá características próximas à luz do dia". A promessa é que os torcedores no estádio, ou em casa, irão perceber cores mais vibrantes e sem sombras devido aos 404 projetores de dois mil watts de potência.

Além disso, os refletores serão alimentados por uma UPS [uninterrupt power supply], que evita apagões no caso de falta de energia, o que dá um acréscimo de confiabilidade na realização de partidas noturnas. Os sistemas que estão sendo utilizados já foram testados nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de Londres em 2012, além de outros estádios na Europa, Estados Unidos e América Latina.

Ainda em setembro, a AG pretende iniciar a instalação da membrana fabricada da Alemanha em Politetrafluoretileno, material sintético com diversas propriedades vantajosas para o uso na construção civil. Nas folhas, a membrana será opaca e, entre elas, translucida, o que permitirá a iluminação interna do estádio. Há também um efeito estético secundário de demarcação da estrutura das folhas e realce da concepção arquitetônica.

A conclusão da instalação da cobertura depende do clima. A expectativa é que ela seja instalada até o final de setembro. O prazo para a entrega da reforma é dezembro. O estádio Beira-Rio será sede de cinco jogos da Copa do Mundo de 2014.

Obras no Beira-Rio
Obras no Beira-Rio

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos