Certezas de Felipão, Fred e Júlio César viram dor de cabeça para o técnico

Paulo Passos

Do UOL, em São Paulo

Júlio César, goleiro brasileiro
Júlio César, goleiro brasileiro

Após a conquista da Copa das Confederações, Luiz Felipe Scolari tinha um esboço quase finalizado da equipe que pretendia levar para o Mundial de 2014. Do goleiro ao centroavante, os titulares na campanha vitoriosa eram nomes certos. Pois justamente as duas "pontas" da equipe, Júlio César e Fred, viraram dor de cabeça para o técnico.

Uma semana após ser garantido por Felipão na Copa, o goleiro se machucou durante o treinamento do Queens Park Rangers, da Inglaterra. Júlio César fraturou a falange do dedo médio da mão esquerda e teve luxação em outros dois dedos da mão direita. Nesta quarta-feira, ele será submetido a uma cirurgia. No procedimento, ele terá um parafuso instalado na sua mão, para acelerar a recuperação.

A oito meses da definição da lista de convocados para a Copa do Mundo, a comissão técnica da seleção acompanha diariamente as condições clínicas e físicas dos convocáveis, grupo que inclui pouco mais de 30 atletas. Nomes como Júlio César, por exemplo, certos na Copa, são analisados ainda com mais atenção.

Após sofrer a fratura, na terça-feira, Júlio César falou com Luiz Felipe Scolari por telefone. O goleiro também entrou em contato com José Luiz Runco, médico da seleção.

"Ele me ligou para contar o que aconteceu. Falei também com o departamento médico do QPR. É normal acompanharmos a situação dos jogadores. Nesta quarta, após novos exames, teremos mais informações sobre o grau da fratura", afirmou Runco em entrevista ao UOL Esporte.

Na última convocação, para os amistosos contra Austrália e Portugal, quatro jogadores acabaram sendo cortados: Daniel Alves, Marcelo (após o jogo contra os australianos), Hulk e Fred.

O caso do atacante do Fluminense é o mais grave. Ele sofreu uma lesão muscular na coxa direita, no dia 1º de setembro. Apesar do Fluminense não divulgar um prazo oficial, a previsão é que Fred retorne aos campos somente em três meses. Com isso, o atleta voltará apenas nas últimas rodadas do Campeonato Brasileiro.

Dois dos jogadores mais experientes da seleção brasileira e decisivos na Copa das Confederações, Júlio César e Fred "se deram bem" com a troca no comando do time, no final do ano passado. Chamados e depois rifados da equipe na era Mano Menezes, ganharam sobrevida com o atual comandante da seleção.

A dupla foi reconduzida ao time por Felipão, que escalou Júlio César de titular já na sua estreia. Desde então, o goleiro só não jogou no amistoso contra a Suíça, em agosto. Já Fred jogou sempre que esteve liberado pelos médicos.

 

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos