'O Brasil é um país democrático', diz Ministério do Esporte em resposta a Blatter

Do UOL, em Brasília

Joseph Blatter
Joseph Blatter

"O Brasil é um país democrático", afirma em nota divulgada na manhã desta quinta-feira (18) o Ministério do Esporte, em resposta às declarações do presidente da Fifa, Joseph Blatter, que afirmou ontem a uma agência de notícias alemã que pode ter sido um erro a escolha do Brasil como sede da Copa de 2014.

"O sucesso da Copa das Confederações [que ocorreu no mês passado] comprova o acerto da escolha do Brasil como sede da Copa do Mundo", continua a pasta do Esporte. "Quanto às manifestações, o Brasil é um país democrático, que garante aos seus cidadãos plena liberdade de expressão", encerra o comunicado.

De acordo com as declarações de Blatter à agência de noticias DPA, a escolha do Brasil pode ter sido um erro por conta das manifestações que aconteceram em diversas cidades do país durante a Copa das Confederações.

O dirigente disse que "se acontecer novamente, nós teremos que questionar se tomamos uma decisão errada ao escolher o país como sede" e que a Fifa não tem nada para aprender com os protestos, mas sim os políticos brasileiros.

"Nós não temos nada que aprender com os protestos, mas os políticos do Brasil sim", analisou Blatter, que entende que "a Fifa não pode ser responsabilizada" pela desigualdade social no Brasil.

As declarações foram dadas em um congresso sobre esporte, mídia e economia organizado por Franz Beckenbauer na Áustria e o dirigente afirmou que retomará o assunto em encontro com a presidente Dilma Rousseff em setembro.  

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos