Voluntários da Fifa não se arrependem de protestos durante festa de encerramento

Do UOL, em São Paulo

  • REUTERS/Paulo Whitaker

    Voluntários exibem faixa de protesto contra a privatização do estádio do Maracanã

    Voluntários exibem faixa de protesto contra a privatização do estádio do Maracanã

Durante a festa de encerramento da Copa das Confederações, Claudia Wer, Alex Tietre e Elton Moraes, voluntários da Fifa, acabaram ganhando destaque após protestar no meio da apresentação. Nesta segunda-feira, um dia após o ocorrido, nenhum deles se arrepende do que foi feito. Em entrevista à TV Estadão, os três não demonstraram arrependimento pelos atos que tiveram como objetivo lutar por uma "mudança" no país.

Elton Moraes, que saiu de dentro de uma bola e esticou a faixa com Claudia Wer, deixou claro que não é contra o Mundial no Brasil, mas sim a forma como a competição está vindo para o Brasil.

"Eu, como todos os brasileiros que gostam de futebol, não estou criticando os eventos esportivos que vão acontecer aqui em nosso país. Copa do Mundo, Copa das Confederações e Olimpíadas são muito importantes para o nosso país, mas a maneira como está sendo gasto o dinheiro público com esses eventos é o que estamos criticando. Inclusive a privatização do Maracanã. Depois de terem gastado tanto dinheiro público, agora vão passar para a iniciativa privada por um preço irrisório. É contra isso que estamos lutando", falou o voluntário.

Já Claudia Wer aproveitou para deixar claro que sua manifestação dentro do estádio tem ligação com os protestos nas ruas. "Eu acho importante reforçar que o que aconteceu no Maracanã na final da Copa das Confederações é exatamente o que aconteceu nas ruas. Nós não estamos descolados do que está acontecendo, do povo que está na rua", completou.

Depois da manifestação de Elton e Claudia, Alex Tietre protestou na festa. Ele apareceu com uma bandeira colorida com a frase "ser gay é mara". Apesar da faixa ser contra a homofobia, ele deixou claro que seu protesto vai além disso.

"Acho fundamental falar que não é só por uma causa, não foi só a bandeira gay que levantei. É uma bandeira por todos os brasileiros. Algumas pessoas estão contra, mas o que eu fiz, não me arrependo. Foi uma manifestação, por respeito aos seres humanos, por um país melhor", finalizou.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos