RJ cria batalhão policial para atuar em grandes eventos e jogos de futebol

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Yasuyoshi Chiba/AFP

    Policiais bloqueiam protesto no Rio durante a Copa das Confederações

    Policiais bloqueiam protesto no Rio durante a Copa das Confederações

O governo do Rio de Janeiro criou nesta segunda-feira um batalhão da PM (Polícia Militar) dedicado ao trabalho em manifestações, grandes eventos e jogos de futebol. Uma resolução publicada no Diário Oficial institucionalizou o BPGE (Batalhão de Policiamento em Grandes Eventos).

A resolução foi assinada pelo secretário de Segurança, José Mariano Beltrame. Segundo o documento, o novo batalhão não implica em aumento do efetivo da PM.

Beltrame, na resolução, justifica a criação do BPGE citando a necessidade da PM do Rio de Janeiro de utilizar instrumentos especializados para a atuação em eventos com multidão, como manifestações e jogos de futebol. O secretário afirma ainda que é fundamental o treinamento específico para essas situações.

A resolução ainda cita uma "sobrecarga" do efetivo de unidades operacionais comuns, que têm sido frequentemente deslocadas para atender grandes eventos. Isso é mais um motivo levantado para a criação do BPGE.

Além de jogos de futebol, o Rio de Janeiro vai receber nos próximos anos pelo menos dois megaeventos esportivos: a Copa do Mundo de 2014 e a Olimpíada de 2016. Durante a Copa das Confederações, no ano passado, a atuação da PM no controle de protestos que foram realizados na capital fluminense foi criticada por ativistas e MP (Ministério Público).

Visando especificamente à Copa do Mundo, o governo federal vai mobilizar 10.657 agentes da Força Nacional de Segurança. Segundo o Ministério da Justiça, todos esses agentes estão treinados para atuar no controle de protestos.

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos