'Todos nós estamos revoltados' diz Ronaldo, que segue isentando a Copa

Ricardo Perrone*

Do UOL, em Fortaleza

A carreira de Ronaldo em fotos
A carreira de Ronaldo em fotos

Membro do COL (Comitê Organizador Local da Copa), Ronaldo chegou ao Castelão, em Fortaleza, para comentar Brasil x México, dizendo apoiar os protestos que se espalharam pelo país. "Somos todos povo, estamos todos revoltados, todos nós queremos melhorar o país", disse o ex-jogador ao UOL Esporte.

A manifestação de apoio vem depois de ele se envolver em polêmica nas redes sociais por causa da divulgação de uma antiga declaração na qual fala que não se faz Copa com hospitais. Em vários protestos os manifestantes reclamam de o país investir na organização do Mundial, não em saúde e educação.

"Houve má fé (ao usarem a declaração) e só me manifestei no Twitter para responder e explicar", disse o ex-jogador.

Ronaldo entrou no Castelão no momento em que manifestantes entravam em conflito com policiais do lado de fora. "Sou contra qualquer tipo de violência, apoio desde que seja um movimento pacífico", declarou.

Ele também disse não acreditar que os protestos possam prejudicar a imagem do país como sede do Mundial. "Protestos acontecem em todos os lugares", afirmou.

"Tenho sentido orgulho de ver os protestos pacíficos e democráticos pelo país. Espero que se espalhem cobrando, todos os anos, a melhor gestão do gasto público", disse o ex-jogador, mais cedo, em sua conta no Twitter.

Ele também se defende das criticas que tem sofrido após a veiculação de um vídeo antigo da LanceTV e que voltou a ser divulgado em que defende o Mundial no país e a construção dos estádios para a realização da competição.  "Não sou responsável pela administração do dinheiro público e repudio a corrupção", escreveu Ronaldo. 

O vídeo foi divulgado pela primeira vez em 2011 e voltou a ser assunto nas redes sociais por conta dos manifestos por todo o país por conta do dinheiro gasto na construção dos estádios. 

"Está sendo gasto também muito dinheiro com saúde, segurança... Mas a gente vai receber Copa do Mundo e sem estádio não faz Copa do Mundo, meu amigo. Não faz Copa do Mundo com hospital. Tem que fazer estádio, senão não tem Copa do Mundo também. Aí você tem que ver o que você quer. Tem que ser dividido todo o investimento, lógico. Eu não faço parte do governo, mas eu tenho certeza que eles estão fazendo isso, estão dividindo os investimentos. De qualquer maneira, muitos estádios estão sendo financiados pelo BNDES", disse Ronaldo em 2011. 

O ex-jogador fez o desabafo em uma série de publicações na rede social, admitiu que tenha se expressado mal ao dizer que "Copa não se faz com hospitais e sim com estádios", mas se mostrou a favor dos recentes protestos contra o dinheiro gasto com a Copa. Porém, Ronaldo reforçou sua posição de defesa com relação ao Mundial.

"Duvido que nosso país estaria uma vírgula melhor se não tivesse escolhido fazer o Mundial de 14. Tenho sentido orgulho de ver os protestos pacíficos e democráticos pelo país, espero que se espalhem cobrando, todos os anos, a melhor gestão do gasto público", escreveu. 

Mas mesmo depois de o ex-jogador publicar esse desabafo, ele voltou a ser duramente criticado nas redes sociais por conta de suas declarações. Ronaldo virou alvo de uma nova enxurrada de críticas e xingamentos por parte dos internautas.

*  com a Redação, em São Paulo

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos