Fifa afirma que é válida regra que proíbe protesto dentro dos estádios

Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

  • Luiz Paulo Montes/UOL

    Manifestantes pedem "saúde e educação padrão Fifa" para o Brasil, em protesto em Fortaleza

    Manifestantes pedem "saúde e educação padrão Fifa" para o Brasil, em protesto em Fortaleza

A Fifa e o COL (Comitê Organizador Local) proíbem protestos dentro dos estádios das Copa das Confederações. Foi o que informou a entidade nesta quarta-feira ao UOL Esporte, ao reafirmar a regra que proíbe manifestações políticas ou ideológicas dentro de suas competições. Mas não haverá flexibilidade para o atual evento, que ocorre em meio a onda de movimentos de rua no país.

"Fifa e o COL respeitam o direito de livre expressão e o direito das pessoas de protestar. Dentro do estádio, há um código que se aplica, como escrito nos ingressos e no guia dos torcedores", afirmou a assessoria da Fifa. "Esse código é similar em grande eventos e há procedimentos padrão adequados para serem tomados em relação a esse item."

No código de conduta dos torcedores, o artigo 5.6 é explícito ao dizer que não está autorizado que qualquer torcedor promova qualquer "mensagem política, ideológica ou causa de caridade". Só poderá ocorrer no caso de uma permissão excepcional dada pelas autoridades da Copa das Confederações, o que não aconteceu.

Outro item do regulamento prevê que também é proibido material com preocupação ideológica como banners, bandeiras, sinais ou símbolos ou objetos ou copos. Também está vetado qualquer tipo de cartaz que tire o foco esportivo do evento.

Protestos na Copa das Confederações
Protestos na Copa das Confederações

Veja também



Shopping UOL

UOL Cursos Online

Todos os cursos